A cirurgia bariátrica é uma alternativa bastante conhecida para o tratamento de obesidade em estado grave. Sua ação vai muito além da redução do estômago para reduzir as quantidades de alimentos ingeridos.
A escolha da bariátrica envolve variadas questões, pois afeta todo o corpo dos pacientes. E, para manter tudo certo, é preciso muito mais do que o acompanhamento só do cirurgião.
Entre os vários profissionais, o endocrinologista é figura essencial durante todo o processo. Você sabe qual papel ele desempenha?
Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre o que é fundamental para quem pretende fazer essa cirurgia!
Onde um endocrinologista entra?
Bem antes da operação, o endócrino irá trabalhar junto com o paciente para que seu quadro possa estar o melhor possível no momento. Além disso, cabe ao endócrino conduzir outros tratamentos para a doença e, quando necessário, indicar a cirurgia. Esse acompanhamento acontece por meio de consultas e tratamentos que precisam ser moldados a cada paciente.
Quando está chegando o dia da bariátrica, o endocrinologista direciona cuidados específicos, tendo a atenção de manter, juntamente com o paciente, os hábitos e cuidados no melhor estado possível e, assim, prevenir complicações.
No pós-cirurgia, o endocrinologista é responsável por suprir possíveis deficiências que o paciente passa, como a falta de absorção de vitaminas e minerais, que devem ser repostas.
Na verdade, o endocrinologista nunca deve abandonar um paciente bariátrico! Se você fez, ou está pensando em fazer a cirurgia, saiba que o seu endocrinologista deve ser um grande parceiro da sua saúde para o resto da sua vida.
Uma boa equipe te leva ao melhor
Vale ressaltar também que, para esse processo ser realmente eficaz, é preciso andar em conjunto com outras áreas da saúde. O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar pode fazer a diferença, pois irá cuidar da saúde do corpo até a sua saúde mental.
Além do cirurgião, que é o maestro do processo que leva à cirurgia bariátrica, profissionais da psiquiatria, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, endocrinologia e da educação física completam a equipe que faz todo o processo da cirurgia bariátrica ser mais multidisciplinar e completo e, com isso, garantir a segurança e sucesso do procedimento.
Outras alternativas para combater a obesidade
Todos nós sabemos dos perigos cercados pela obesidade, ao mesmo tempo em que diversas alternativas são apresentadas como soluções, muito além da bariátrica.
Portanto, é preciso entender que essa não é a única opção possível para superar esse obstáculo. No meio disso tudo, o importante é ter a força de vontade e estar acompanhado dos profissionais ideais para entender o seu problema e te ajudar a chegar na melhor solução, visando sempre como foco principal a sua saúde.
Se você quer continuar recebendo conteúdos relacionados à saúde infantil, me siga nas redes sociais: @tallitavieiraendocrino. E se quiser ler mais artigos sobre a endocrinologia aplicada à sua vida, visite a minha página com textos exclusivos no blog Vitta.