“Você é o que você come”. Escutamos isso diversas vezes ao longo da vida, não é? Mas você sabia que a nossa alimentação tem total relação com a saúde bucal? Muitos pacientes apresentam sinais clínicos provenientes de uma má alimentação. Os alimentos processados e bebidas, se consumidos exageradamente, alteram a qualidade da saúde bucal. Isso acontece devido a saliva, que pode elevar sua acidez de acordo com o que você come – afetando diretamente a preservação da dentição.
Comidas com alto teor calórico e poucos nutrientes, excesso de sal, açúcar e gordura, são responsáveis pela produção de ácidos que formam placas bacterianas. Já as bebidas isotônicas causam danos significativos no esmalte do dente.
Segundo a nutricionista Vânia Beletate, os alimentos fibrosos, como verduras, legumes e frutas, exigem maior mastigação, permanecendo mais tempo em nossa boca. “Durante o processo de trituração dos alimentos, as impurezas vão sendo arrastadas devido o atrito do alimento com os dentes e o aumento da salivação também auxilia neste processo”, relata.
Há alimentos que são considerados “detergentes”, pois sua função é eliminar resíduos de outros alimentos que ficaram na superfície dental. Pera, maçã, cenoura, laranja, entre outros, são recomendados para serem consumidos regularmente e fazerem esse processo de limpeza na sua cavidade bucal.
Medidas simples adotadas no cotidiano – como trocar o refrigerante ou bebidas isotônicas por suco natural, diminuir a ingestão de alimentos processados, consumir oleaginosas, fontes de cálcio e vitamina D – fortalecem a dentição.
O paciente deve ter consciência que optar por um estilo de vida saudável é essencial na manutenção da saúde, principalmente da saúde bucal, pois dentes não são só senso estético: possuem uma função vital em nosso organismo. Vários nutrientes em nossa dieta conservam e mantêm os dentes fortes e saudáveis. Vamos deixar para hoje os cuidados com nossa saúde?!
Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhar.