Saiba mais sobre a relação entre saúde bucal e imunidade

Confira dicas para se manter protegido mesmo durante a pandemia!

Em época de pandemia, todo o cuidado com a imunidade do organismo é fundamental para não acabar contraindo o vírus. O que poucas pessoas sabem é que a saúde bucal está diretamente ligada a esse fator de proteção.

Ao manter a saúde bucal regularizada, é possível fazer com que as atividades exercidas pelos anticorpos sejam mantidas, bem como aumentar a resistência contra a COVID-19. A boca tem ligação direta com as funcionalidades do corpo humano e qualquer deslize pode ser fatal.

Como manter a saúde bucal

A boca é a porta de entrada para muitas funções de nosso organismo e, a principal delas, é a alimentação, que garante a manutenção dos nutrientes no organismo. As bactérias que ficam alojadas por sobre a superfície da cavidade bucal tendem a se alastrar por meio da corrente sanguínea e podem afetar os órgãos vitais.

Além disso, a baixa imunidade interfere de maneira bastante direta na saúde de sua boca, fazendo com que a resistência do corpo contra infecções caia drasticamente. Por isso, fechar as portas para os invasores oportunidades deve ser a primeira medida adotada.

Para evitar que isso ocorra, alguns cuidados básicos podem ser tomados. Confira abaixo.

Higienização correta

Com a implementação da quarentena, é muito comum que alguns hábitos mudem e, dentro deles, a higiene bucal está incluída. Escovar os dentes acabou por virar um hábito de menor importância e, sem essa higienização, a boca se torna um ambiente propício para a disseminação das bactérias.

Por isso, para evitar que a COVID-19 ou qualquer outro tipo de doença possa chegar até você, escove os dentes de maneira adequada e após todas as refeições principais.

Mudança de escova

O ideal é que a escova de dente não seja utilizada por um período superior a 90 dias. Dessa forma, podemos levar essa dica em consideração mesmo após a pandemia, visto que as bactérias tendem a se acumular com mais facilidade em cerdas desgastadas, além de causar feridas na gengiva.

Copo reservado

Um hábito muito recorrente entre as pessoas, que elas sequer notam, é o de dividir o copo com outras pessoas. Ao fazer isso, as chances de contaminação por meio da saliva são muito maiores, o que vale para outras doenças além da COVID-19.

Com relação à escova de dente, também é válida a recomendação. Não permita que utilizem o seu objeto de higiene pessoal e, assim, será possível se manter intacto, longe de vírus e bactérias.

Ir ao dentista é sempre um passo muito importante para saber se está tudo bem com a sua saúde bucal. Tomando os cuidados necessários, é possível garantir uma maior segurança.

Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhar.

Sobre o(a) autor(a): Dr. Gustavo Bezerra
Picture of Dr. Gustavo Bezerra
Odontologista e especialista em Cirurgia Oral Menor (ABORN) e aprimoramento em Estética Dental (UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados