A importância do ultrassom durante a gestação

Uma das principais ferramentas para o monitoramento da saúde do bebê quanto da mãe durante a gestação é o ultrassom.

Sempre indico a importância desse exame para uma abordagem e visão mais detalhada do desenvolvimento fetal e, claro, a possível detecção precoce de complicações que podem surgir ao longo da gravide.

Além disso, o ultrassom permite que a mãe e os seus familiares possam visualizar imagens do bebê em formação.

Dessa forma, o ultrassom consegue ser uma tecnologia que observa a saúde do bebê e fortalece o vínculo entre pais e filho antes mesmo do nascimento.

Neste artigo, você vai compreender a relevância do ultrassom durante a gestação! 

Monitoramento da saúde do bebê

O ultrassom permite um monitoramento da saúde do bebê durante a gestação em tempo real dos sinais vitais da criança em formação. Além disso, o exame de imagem auxilia em informações quanto a anatomia fetal e outras condições que possam afetar sua saúde a longo prazo.

Nesse sentido, o profissional da saúde pode avaliar o tamanho do bebê, a posição da placenta, a quantidade de líquido amniótico, a estrutura dos órgãos internos, a presença de anomalias, entre outros aspectos importantes.

Vale lembrar que é um exame não invasivo e seguro. Outro ponto importante do ultrassom é que conseguimos identificar o sexo do bebê.

Segurança e saúde da mãe

Segurança e saúde da mãe

Para além da saúde do bebê, o ultrassom também desempenha um papel fundamental no diagnóstico e na monitoramento de condições de saúde materna. Tais condições podem surgir durante a gestação, como diabetes gestacional e hipertensão gestacional.

Por meio do ultrassom, conseguimos ter uma visão mais clara, ampla e direcionada da evolução e do desenvolvimento da gravidez, bem como detectar problemas precocemente, o que oferece mais tranquilidade para a mamãe e os seus familiares.

Aspecto emocional

Em relação ao aspecto emocional, o ultrassom durante a gestação é extremamente significativo para os futuros pais. Com o ultrassom, há uma oportunidade única e inesquecível de olhar o bebê pela primeira vez, além de ouvir os seus batimentos cardíacos. Esse é sempre um momento lindo!

O exame de imagem ultrassom é imprescindível durante o pré-natal tanto para a saúde física quanto emocional durante a gestação.

 

Quer saber mais sobre exames durante o pré-natal e outros assuntos relacionados à saúde da mulher? Confira outros conteúdos autorais sobre ginecologia aqui no blog e me acompanhe através do Instagram: @paulaangelicalopes!

 

 

 

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes
Picture of Dra. Paula Angélica Lopes
Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados