Search
Close this search box.

Fases de desenvolvimento da criança: conheça o tempo adequado

Entender as fases do desenvolvimento da criança é um ponto muito importante, principalmente para os pais descobrirem como ajudarem os filhos.

É importante ressaltar que o período infantil é muito individual, ou seja, apesar de existir um determinado padrão para as coisas acontecerem, não é apavorante que o seu filho fuja um pouco da curva nessas atividades cognitivas.

Vem conferir um pouco sobre esses valores de referências para cada uma das fases do desenvolvimento infantil.

 

Desenvolvimento até 1 ano de idade

Essa é uma das fases determinante para o desenvolvimento saudável do seu filho. É necessário estar sempre buscando formas de estimular essas ações. 

  • Do nascimento até os 3 meses: ele dormirá a maior parte do tempo, vai se manifestar (geralmente chorando) se sentir algum desconforto, move a cabeça, reage a sons, sorri quando alguém interage, e por último começa a firmar a cabeça ao sentar.
  • De 4 a 6 meses: começará a reconhecer pessoas do convívio e emite sons para se expressar;
  • De 7 a 8 meses: reconhece o próprio nome quando é chamado, segura a mamadeira sozinho e consegue se sentar sem necessidade de apoio;
  • De 9 a 11 meses: começa a conseguir ficar em pé (sustentando seu próprio peso com apoio), engatinha e emite sons semelhante a palavras;
  • Nos 12 meses: capaz de ficar em pé tendo um apoio e dar um ou dois passos, bater palmas e acenar.

 

Desenvolvimento até os 3 anos

É a fase que você conseguirá notar mais desenvolvimento na criança. Geralmente acontecem mudanças significativas para a interação.

  • Até 1 ano e 6 meses: ela estará andando com mais segurança, por mais se apoie certas vezes ou caia. Capaz de comer alguns alimentos sozinha e consegue se comunicar com aproximadamente 10 palavras;
  • Até os 2 anos e 6 meses: aumenta a capacidade de andar, chegando a correr. Sobe em camas comuns sozinha, consegue virar páginas de um livro e tem um vocabulário mais vasto, mesmo que algumas frases não façam sentido;
  • Até os 3 anos: indica o desejo de ir ao banheiro, aprende a contar, identificar o nome das cores com mais facilidade. É o início do período questionador.

 

Desenvolvimento entre 4 e 6 anos

Esse é o momento em que seu filho vai aperfeiçoar todo o desenvolvimento que aconteceu até agora.

  • Até os 4 anos: sabe higienizar dentes sem nenhuma ajuda e sobe escadas com passos de adulto (alternando os pés e não pulando);
  • Até os 5 anos: é possível de se vestir sozinho, desenha pessoas com mais detalhes e consegue ter um maior reflexo se algo for atirado em sua direção;
  • Até os 6 anos: domina a escrita do seu próprio nome, memoriza coisas com mais facilidade, deixa de lado o egocentrismo e amplia o período de tantos questionamentos.

Para que tudo isso ocorra em conformidade, tenha sempre o acompanhamento pediátrico em dia! Não abdique das consultas periódicas, elas são importantes para manter a saúde do seu filho.

 

Gostou dessas informações? Compartilhe com uma família que precisa saber disso! Mais conteúdos pediátricos você pode conferir no meu Instagram @draisabellylopes.

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes
Picture of Dra. Isabelly Lopes
Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados