A lavagem de ouvido é um método simples e efetivo na remoção do excesso de cera, podendo ser utilizado também, na retirada de qualquer sujeira ou acúmulo excessivo no canal auditivo

Confira o artigo até o final e entenda tudo sobre o procedimento!

Quando é preciso realizar a lavagem? 

Otorrinolaringologista avaliando saúde da paciente

Apesar de o ouvido ser um órgão “autolimpante”, ou seja, que não precisa ser limpado diariamente, em casos onde o paciente apresenta excesso de cera ou impurezas no ouvido, é preciso realizar a lavagem. 

Esse procedimento é importante para prevenir que o canal auditivo sofra com possíveis lesões, assim como perda de audição. 

Vale ressaltar, também, que a lavagem de ouvido somente deve ser feita por um otorrinolaringologista

Como é feito o procedimento?

Após a avaliação e prescrição do método, a lavagem pode ser realizada no próprio consultório médico.

A lavagem é simples e indolor, feita através do manuseamento de instrumentos especiais e próprios para o procedimento, sem causar nenhum tipo de desconforto ao paciente. 

Após a consulta e durante o acompanhamento regular ao otorrinolaringologista, o especialista poderá definir, caso seja necessário, as datas para a repetição do procedimento. 

Quer saber mais? Continue acompanhando os meus artigos publicados aqui no Portal Vitta e me siga no Instagram (@kallil_fernandes_otorrino)!

Nos vemos na próxima!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Kallil Monteiro Fernandes

Dr. Kallil Monteiro Fernandes é Otorrinolaringologista, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal, RN. É membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atende na Clínica Pedro Cavalcanti (Unidade Tirol).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos