A mamografia é um exame extremamente importante para que a saúde das mulheres seja preservada. Apesar disso, nem todas as mulheres sabem qual é o período adequado para que ela seja realizada.
Pensando nisso, e sabendo que este é o único exame capaz de detectar o câncer de mama, separei algumas informações importantes para preencher qualquer tipo de lacuna que reste na mente do público feminino sobre esse assunto.
O que é a mamografia?
Podemos observá-la, de certo, como uma espécie de raio X da região das mamas. É um exame muito simples e tem como objetivo identificar o câncer de mama para que, caso detectado, ele possa ser tratado de forma mais rápida.
No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Por isso, consultar um médico é sempre o primeiro passo para se prevenir e tratar do problema.
Para que serve o exame?
Assim como já mencionado, a mamografia tem como principal objetivo rastrear o câncer de mama, não permitindo que os seus sintomas se estendam e acabem agravando as condições da mulher. Por meio dele, os nódulos podem ser detectados antes mesmo de se tornarem palpáveis.
Na maioria dos casos, para que o diagnóstico seja comprovado, é necessário realizar uma biópsia, a qual irá identificar se o tumor ali presente tem caráter benigno ou maligno, além de outras características mais específicas.
Quando as mulheres devem fazer a mamografia?
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, as mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame de mama a cada dois anos. De toda a maneira, outras entidades médicas, como o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, recomendam que o público feminino se submeta ao exame anualmente, a partir dos 40 até os 74 anos.
Em alguns casos mais específicos, como, por exemplo, o de mulheres com histórico familiar de câncer de mama, a mamografia deve ser solicitada em uma idade inferior, com intervalos mais frequentes para que o quadro possa ser observado.
O preparo para o exame
Antes que o exame possa ser realizado, é recomendado às mulheres que lavem bem as axilas, evitando fazer uso do desodorante ou do talco no local, fazendo com que não haja interferência na captura da imagem.
Além disso, também é recomendado que a mulher utilize duas peças para que os seios possam ser facilmente expostos na hora de realizar o exame da mamografia. Dessa maneira, durante o procedimento, o seio será colocado entre as duas placas do mamógrafo e uma breve pressão será realizada para capturar a imagem.
—
Sabendo de todas essas informações, é válido relembrar que fazer a mamografia no tempo indicado pelos médicos pode prevenir o avanço de um câncer ou de possíveis outras condições que venham afetar a região dos seios. Observar sinais do seu corpo e visitar o médico regularmente também merecem uma atenção especial. Na dúvida, converse sempre com um profissional!
Para mais informações acerca de saúde, não deixe de ler os outros artigos do site.