“Minha menstruação atrasou, será que estou grávida?”. A maioria das mulheres com vida sexual ativa, em algum momento vai experimentar essa sensação.

O fato é que o atraso menstrual pode ser um indício de uma possível gestação e em muitos casos ela é o primeiro sinal para a mulher.

Porém, a ausência da menstruação pode ter outros motivos. Leia o texto até o final e entenda mais sobre isso!

Entendendo o ciclo menstrual

Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual de uma mulher costuma ter uma duração de 21 a 35 dias e a antecipação ou atraso de pelo menos 3 dias são considerados dentro da normalidade. 

Ele é composto por fases onde existe a produção e a liberação dos hormônios estrogênio e progesterona no organismo feminino.

A fase folicular acontece entre o primeiro e décimo quarto dia do ciclo menstrual e é onde ocorre a preparação do óvulo que será liberado durante a ovulação. 

Enquanto a fase lútea que começa no décimo quinto dia e vai até o vigésimo oitavo é quando os hormônios fundamentais para a gestação ocorrer são produzidos. Quando não existe a fecundação, a fase lútea termina na descamação do endométrio, resultando no sangramento da menstruação.

Porém, nem todas as mulheres possuem um ciclo menstrual bem definido. Por isso, é comum que durante o acompanhamento do dia da chegada da menstruação elas acabem notando um atraso ou adiantamento. 

Em geral, os atrasos menstruais não significam algum problema, exceto quando ele ocorre mais de uma vez e segue um certo padrão.

Quais as possíveis causas?

Quando a menstruação atrasa mais de 15 dias o ideal é realizar um teste de gravidez para confirmar se existe a chance ou não da mulher estar passando por uma gestação.

Os exames são a forma mais prática de verificação de hormônios que são produzidos apenas durante uma gravidez e com o avanço da ciência e tecnologia, é raro que aconteçam falsos positivos ou negativos.

Porém, quando a mulher não está grávida e a menstruação ainda está atrasada há mais de um mês, é necessário avaliar quais são as possíveis causas.

O teste de gravidez deu negativo: e agora, o que pode ser?

Ilustração Teste de Gravidez

Depois de um resultado negativo de um teste de gravidez, existem outras possibilidades que a mulher pode avaliar para investigar o motivo desse atraso menstrual.

As principais causas são:

  • Excesso de estresse
  • Ansiedade
  • Síndrome dos Ovários Policísticos
  • Endometriose
  • Infecções

O ideal é que a mulher procure um médico ginecologista para avaliar de perto o caso clínico dela, investigando com exames necessários para um tratamento adequado.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse texto quem você conhece e me acompanhe no Instagram

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes

Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos