Mitos e verdades sobre saúde bucal

 

Manter uma boa saúde bucal em dia é muito importante para qualquer pessoa, pois, além de garantir uma melhor qualidade de vida, contribui diretamente para uma autoestima elevada e bem estar pessoal.

Diariamente somos bombardeados por diversas informações que prometem melhorar o estado da nossa saúde bucal — ou até mesmo, de não comprometê-la — sendo, por muitas vezes, inverdades.

Pensando nisso, decidi fazer uma lista de mitos e verdades referentes à saúde bucal. Confira!

1 – O uso de enxaguantes bucais substitui a necessidade de escovar os dentes?

Mito! O uso de enxaguantes bucais servem exclusivamente para para complementar a higiene bucal, possibilitando o encontro do líquido em locais onde a escovação não alcança, contribuindo para uma higienização mais completa.

2 – Posso usar bicarbonato de sódio para clarear os dentes?

Mito! Existem diversos produtos eficientes quando o assunto é clarear os dentes sem danificar o seu esmalte, mas o bicarbonato não é um deles. 

3 – O café contribui para o escurecimento dos dentes?

Verdade! Quando consumido em grandes quantidades, o corante pode penetrar o esmalte dentário e contribuir para o escurecimento dos dentes. O chá, vinho e outros alimentos ricos em corante, podem ter o mesmo efeito causado pelo café.

4 – Cigarro prejudica a saúde bucal?

Verdade! O cigarro é rico em substâncias tóxicas e que não fazem mal apenas a saúde bucal, mas toda a saúde do corpo. Ele pode provocar o aumento da possibilidade de gengivite, manchas no dente e entre outros malefícios.

5 – Posso usar o chiclete sem açúcar como ferramenta no combate às cáries?

Mito! Apesar de não apresentar danos a sua saúde bucal – já que não possui açúcar-, ele também não é usado como ferramenta no combate às cáries.

6 – A perda de dentes é uma consequência do envelhecimento?


Mito! É comum que as pessoas pensem que, ao envelhecerem, a perda dos dentes seja uma consequência natural, mas, na verdade, pode ser sinônimo de uma má higienização bucal, doenças gengivais não tratadas, cáries, traumas e composição genética. Portanto, prevenir e manter as visitas regulares ao dentista é muito importante!

7 – A troca de escova deve ser frequente?


Verdade! É ideal que a troca de escovas seja feita a cada três meses, pois, com o envelhecimento da escova, suas cerdas perdem a eficiência. 

Além disso, em casos de gripe, crise de garganta ou resfriado, é recomendado a troca de escovas para evitar reinfecção.

8 – A escovação noturna é a mais importante? 

Verdade! Os dentes ficam muito vulneráveis devido ao fluxo de saliva que ajuda a limpar, ser menor à noite. Por isso, fazer uma boa higienização antes de dormir, é indispensável.

9 – Excesso de escovação prejudica a dentição?


Verdade! Com o tempo, uma frequência exagerada de escovação provoca o encolhimento gengival e o desgaste dental. Fazer uma boa escovação três vezes ao dia é o ideal para manter uma higiene bucal adequada.

10 – Manter uma boa saúde bucal, é caro?

Ilustração de dente saúde bucal
 

Mito! Cuidar diariamente da sua saúde bucal através da higienização correta dos dentes, é simples e fácil. Além disso, manter as visitas regulares ao consultório odontológico é muito importante.


São práticas como essas que evitam problemas mais sérios — e até mesmo dolorosos — no futuro. O acompanhamento médico é necessário pois ele pode identificar problemas em estados iniciais, resolvendo-os com mais facilidade.


Leitura recomendada:

Conheça 4 hábitos que prejudicam a sua saúde bucal!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas! E para mais informações sobre saúde bucal, siga meu perfil no Instagram: @drgustavo.bezerra

Sobre o(a) autor(a): Dr. Gustavo Bezerra
Picture of Dr. Gustavo Bezerra
Odontologista e especialista em Cirurgia Oral Menor (ABORN) e aprimoramento em Estética Dental (UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados