Embora muitas vezes acabe sendo deixada um pouco de lado, a saúde bucal não pode ser descuidada. Pode até não parecer, mas ela é fundamental para manter a saúde do corpo em si.

Às vezes nem imaginamos, mas determinadas ações durante a nossa rotina podem prejudicar a nossa saúde bucal. Principalmente, se fizermos isso com frequência.

Por exemplo, se a escovação é realizada com muita força ou as cerdas da escova são duras, isso tudo pode desgastar o esmalte dos dentes ou provocar sangramento na gengiva.

Além de afetar a saúde como um todo, também pode tornar-se uma questão de estética, e que afeta a autoestima do indivíduo. No entanto, tudo isso deve ser prevenido, se houver o abandono dos hábitos no dia a dia.

Conheça os 4 hábitos que prejudicam a saúde bucal

Sim, a escovação dos dentes após as refeições contribui muito para manter uma boca saudável, no entanto, não é só isso que é necessário para a região bucal ficar totalmente bem.

Com algumas mudanças de hábitos diários, é possível prevenir doenças como infecções na gengiva, além de manter a sua saúde bucal protegida.

Roer as unhas

É aquele tipo de ação, aparentemente inofensiva, mas que traz bastante malefícios… Sabia disso? Além de desgastar os dentes, você traz para a boca, mesmo sem querer, bactérias ou germes, por exemplo, que ficam abaixo das unhas. Sem falar que, isso acaba contribuindo para o desenvolvimento do bruxismo.

Palitar os dentes

Você é adepto de palitar os dentes? Se sim, pare com isso agora, por favor. Por mais que faça essa ação com boas intenções, apenas para retirar aquele restinho de comida que ficou depois do almoço, isso não é nada bom para a saúde bucal. Quando você usa o palito nos dentes, devido aos movimentos, pode machucar a gengiva, e provocar sangramento e lesões. Opte sempre pelo fio dental. 

Fumar

Que o consumo de cigarro prejudica a saúde, isso já sabemos, mas como pode afetar a saúde bucal diretamente? A partir do tabagismo, além de deixar os dentes com aquele aspecto amarelado, torna a região mais suscetível a infecções mais graves na área da gengiva.

Não ir ao dentista com frequência 

Isso aqui, já é tão falado por todos nós dentistas, mas sempre é importante reforçar. Ir ao dentista deve ser como ir a qualquer outra especialidade médica. Não deixe para ir só quando já estiver sendo uma emergência. As consultas de rotina evitam problemas mais graves, como a realização de procedimentos de canal ou até mesmo a extração de um dente.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas! E para mais informações sobre saúde bucal, siga meu perfil no Instagram: @drgustavo.bezerra

Sobre o(a) autor(a): Dr. Gustavo Bezerra

Odontologista e especialista em Cirurgia Oral Menor (ABORN) e aprimoramento em Estética Dental (UFRN).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos