Search
Close this search box.

Por que levar as crianças ao pediatra regularmente?

Muitos papais e mamães acham que o pré-requisito para ir ao médico é estar com alguma queixa ou doença iminente. Um erro recorrente é confundir hospital com consultório — definitivamente não é a mesma coisa.

Gosto muito de lembrar aos meus pacientes que o consultório é um lugar de troca, partilha mútua. Isso se estende ao dia a dia das crianças também.

Segundo um estudo feito nos Estados Unidos, crianças com menos de 3 anos não são levadas ao pediatra, aumentando assim o número de hospitalização.

Ir ao médico acabou se tornando uma medida emergencial, as pessoas, que não têm o hábito de realizar check-up periodicamente, acabam refletindo isso também em seus filhos.

A cada quanto tempo a criança deve ser levada ao pediatra?

Pediatra consultando criança

A depender da idade, mas é recomendado que a criança seja acompanhada por um médico até os 18 anos de idade e, consequentemente, ao longo dos anos a frequência vai diminuindo.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatra o ideal é:

 

  • No primeiro mês de vida — 3 vezes
  • Entre 2 e 6 meses de vida — 1 consulta por mês
  • Dos 7 meses em diante — 1 consulta a cada 2 meses
  • A partir dos 2 anos — 1 consulta a cada 3 meses
  • A partir dos 6 anos — 1 consulta a cada 6 meses
  • Dos 7 anos em diante — 1 vez ao ano

 

A prevenção pode salvar vidas!

A maior arma que temos contra todas as doenças é a ação preventiva. Quando vocês trazem os pequenos para nós, temos a possibilidade de descobrir doenças silenciosas, tratando de forma precoce e sem causar danos irreversíveis para o desenvolvimento da criança.

Devemos focar nossos esforços em visitar o médico para prevenir, não quando já os pequeninos já estão doentes. Sabe aquela frase famosa que diz: “melhor prevenir do que remediar”, é assim em todos os âmbitos da saúde.

Por isso fica meu recado: papais e mamães têm a missão de garantir que a criança esteja indo ao médico com frequência. Não podemos prever quando vão ficar doentes, mas podemos diminuir a probabilidade e os impactos desses problemas.

O amor ao filho também se estende a essas preocupações, cuidado a frente de tudo.

 

Fala nos comentários pra tia Belly, com qual frequência tem levado seu filho ao médico?

 

Conheço mais sobre mim e confira outros artigos em Dra Isabelly Lopes.

 

 

 

 

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes
Picture of Dra. Isabelly Lopes
Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados