Muitas pessoas sofrem com diferentes problemas que aparecem em decorrência do sangramento na gengiva.

Seja através de dores, incômodos ou simplesmente durante a noite, suas ocasiões variam e às vezes podem até passar despercebidas se não for dada a devida atenção.

Essa é uma área de grande importância na região bucal e é precisa de bastante prudência para permanecer saudável. Acompanha o artigo e descubra mais sobre a gengiva!

Sangue da gengiva na escova de dentes

O que pode provocar esses sangramentos?

Apesar das diferentes ocasiões, esse sangramento é um sinal da doença da gengiva, que é mais conhecida como gengivite.

Essa doença acontece a partir da inflamação da área, prejudicada possivelmente pelo acúmulo de tártaro. A alta concentração da placa bacteriana também é uma das causas.

Ambas promovem a gengivite, mas a placa bacteriana pode ser ainda mais danosa devido a sua mistura com alimentos consumidos pelas pessoas, o que a possibilita a criação de ácidos, prejudicando ainda mais os dentes.

Entendendo as consequências

A consequência dessas duas sujeiras é a inflamação, que pode acontecer durante a escovação dos dentes, passagem do fio dental, consumo de alimentos ou até numa noite de sono.

Para isso, é necessário ter atenção aos lugares onde os sangramentos acontecem, não deixando simplesmente de manter a higiene na região por medo, o que só deixaria a situação ainda pior.

Homem passando fio dental

Como bons cuidados podem ajudar

Para manter sua boca limpa, sem o acúmulo da placa bacteriana ou da alta concentração de tártaros, é necessário manter uma regular limpeza, escovando os dentes três vezes por dia e não esquecendo de fazer o uso do fio dental.

As visitas ao dentista também devem acontecer, pois serão fundamentais na descobertas de problemas não vistos no dia a dia. O profissional também poderá te dar o encaminhamento mais adequado para o tratamento de sua gengivite.

Seguindo esses cuidados, você com certeza conseguirá manter a higiene da sua boca no melhor estado e não sofrerá mais com a gengivite.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas! E para mais informações sobre saúde bucal e procedimentos para garantir um sorriso bonito e saudável, siga meu perfil no Instagram: @drgustavo.bezerra.

Sobre o(a) autor(a): Dr. Gustavo Bezerra

Odontologista e especialista em Cirurgia Oral Menor (ABORN) e aprimoramento em Estética Dental (UFRN).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos