Search
Close this search box.

Problemas respiratórios podem trazer malefícios a sua saúde bucal, entenda!

Como todos sabemos, a respiração é essencial para a vida humana e é através do sistema respiratório que é feito o processo de absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico.

O correto é que a inspiração seja feita pelo nariz e a expiração pela boca, quando o processo é realizado de outra maneira, problemas na arcada dentária, estrutura óssea do rosto e até mesmo na mastigação, podem ser desenvolvidos!

GIF de nariz inspirando

Com o intuito de te alertar sobre essas situações, listei pontos essenciais para você entender melhor os malefícios causados por problemas respiratórios à sua saúde bucal. Confira!

Por que algumas pessoas preferem respirar pela boca?

Homem respirando por sacola

A respiração deve ser feita pelo nariz, quando alguém sente facilidade de fazer esse processo apenas pela boca, é provável que ela sofra com algum problema respiratório. 

Ao se deparar com esse mal hábito, é muito importante que você busque ajuda médica para contribuir com a correção da respiração unicamente bucal.
Conheça alguns fatores comuns que dificultam a respiração nasal: 

  • Alergias;
  • Desvio de septo nasal;
  • Amígdalas e/ou adenoides aumentados.

Além dessas doenças, o uso de chupetas e mamadeiras durante muito tempo na infância e outras questões ligadas ao crescimento, podem ter contribuído para a formação desse problema.

Como a respiração bucal afeta a arcada dentária?

Quando o processo de respiração acontece unicamente pela boca, é feita a passagem indevida do ar. A pessoa fica mais vulnerável a ter problemas periodontais, cáries e gengivite devido ao ressecamento da região da boca e a diminuição da fabricação de saliva. 

Com o passar do tempo, a persistência do problema pode desenvolver dentes tortos, mordida errada e mal desenvolvimento da mandíbula. A respiração bucal não filtra o ar respirado, deixando o organismo mais exposto a infecções. 

Em estudos feitos pela Universidade de São Paulo (USP), foi apresentado que a respiração pela boca pode contribuir tanto para o agravamento quanto para o desenvolvimento do transtorno de déficit de atenção nos adolescentes, tornando mais difícil a apuração de conhecimentos dentro e fora da escola.

Existe tratamento para esse problema? Como posso evitar?

Dentista cuidando de paciente

O problema pode ser tratado logo após o paciente ser diagnosticado por um especialista. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais rápido e melhor o tratamento!

As visitas regulares a um médico dentista pode evitar que a situação desse problema piore, tratando corretamente da saúde bucal do cliente. Além disso, ele poderá te auxiliar na procura por outros meios de resolução do problema. 

Marque já a sua consulta!

Leitura Recomendada: Mitos e verdades sobre saúde bucal

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas! E para mais informações sobre saúde bucal, siga meu perfil no Instagram: @drgustavo.bezerra

Sobre o(a) autor(a): Dr. Gustavo Bezerra
Picture of Dr. Gustavo Bezerra
Odontologista e especialista em Cirurgia Oral Menor (ABORN) e aprimoramento em Estética Dental (UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados