Depressão Pós-parto: como essa condição afeta a vida das mulheres?

A depressão pós-parto é uma condição onde a mãe, logo após o nascimento do bebê, sofre com uma tristeza profunda e quase fisiológica.

Diante dessa condição, tanto a mãe quanto o bebê são vítimas de diferentes consequências, visto que existe um vínculo além do emocional, sendo fundamental para desenvolvimento biopsicoafetivo saudável da criança.

O que causa a depressão pós-parto? Quais são os sintomas?

Imagem mãe amamentando bebê cansada e triste

Apesar de não existir uma causa conhecida para o surgimento dessa condição, ela pode estar relacionada a diversos fatores, como a falta de uma rede de apoio, estresse, falta de planejamento da gravidez, depressão e/ou outros transtornos psicológicos diagnosticados anteriormente.

Os sintomas podem surgir logo após ou meses depois do nascimento do bebê e podem atingir as mulheres de diferentes maneiras. São eles:

  • Cansaço;
  • Sentimentos de culpa;
  • Falta de esperança;
  • Tristeza profunda;
  • Dificuldades de concentração;
  • Insônia ou excesso de sono;
  • Desânimo;
  • Vontade de prejudicar ou fazer mal ao bebê e a si mesma.

Quais são as complicações da depressão pós-parto?

Vítima dessa condição, geralmente, a mulher com depressão pós-parto não amamenta o bebê de maneira adequada e não cumpre com o calendário vacinal do recém-nascido. Em casos como este, as crianças costumam estar abaixo do peso e podem ser vítimas de uma série de problemas de saúde.

Caso não seja tratada corretamente, a depressão pós-parto pode impactar negativamente no vínculo entre mãe e filho, provocando o surgimento de conflitos familiares, comportamentais e psicológicos, por exemplo.

É importante ressaltar que o distúrbio não está relacionado à falta de sensibilidade e, assim como outros problemas de saúde, merece sua atenção.

Diante dos sintomas desta condição, consulte um psiquiatra. Esse acompanhamento é fundamental para a compreensão do distúrbio, assim como no tratamento efetivo e à volta do bem-estar da mãe e do bebê.

Leitura Recomendada:

 Diagnóstico psiquiátrico: existem exames para isso?

Gostou do artigo? Compartilhe este post com um(a) amigo(a) que precisa saber disso! Para conferir mais, veja outros artigos de minha autoria aqui no Portal Vitta!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Stefânie Rodrigues
Picture of Dra. Stefânie Rodrigues
Dra. Stefânie Rodrigues é Médica Psiquiátrica, formada na Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Psiquiatria no Hospital Municipal do Campo Limpo, em São Paulo, SP. Atualmente, realiza Pós-Graduação em Psiquiatria Infantil na POSFG (SP).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados