Search
Close this search box.

O que causa a infertilidade?

A infertilidade é um tema bastante recorrente no consultório médico e que costuma assustar muitos casais. Junto a ele, existem também muitas dúvidas, principalmente envolvendo as causas e se há ou não algum tipo de cura ou tratamento.

No post de hoje, vou explicar um pouco mais sobre isso. Continue lendo até o final! Aqui você vai aprender:

  • O que é infertilidade
  • Existe um culpado pela infertilidade?
  • O que fazer em caso de infertilidade?

O que é infertilidade

De modo geral, a infertilidade é caracterizada pela dificuldade de conceber ou de levar uma gestação até o fim. E pode ser classificada de duas formas:

  • Primária: quando não houve gestação anterior.
  • Secundária: quando houve gestação anterior. Ou seja, o casal ter tido outro(s) filho(s) não garante condição de fertilidade para outra gravidez.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade atinge 1 a cada 10 casais no Brasil. Ela é diagnosticada pela ausência de gravidez após 12 meses de tentativas através de relações sexuais sem preservativo.

Isso quer dizer que, casais em idade fértil que estão tentando há quatro, seis meses, por exemplo, e ainda não conseguiram engravidar, não precisam entrar em pânico. Isso é completamente normal e até mesmo esperado. As investigações para infertilidade começam apenas após um ano de tentativas com vida sexual ativa sem uso de nenhum método contraceptivo.

Existe um culpado pela infertilidade?

infertilidade

Esse é um tema delicado para muitos casais que desejam iniciar uma família e se deparam com um obstáculo inesperado que causa muita frustração e culpa – principalmente na mulher, que costuma ser a primeira apontada como portadora de algum problema.

O fato é que as causas podem ser muitas e possuem fatores que envolvem, igualmente, homens e mulheres. Estatisticamente, 35% dos casos são relacionados à mulher, 35% ao homem, 20% ao casal e 10% seguem desconhecidos.

No homem, algumas das condições que podem causar infertilidade envolvem formação testicular, inflamações ou infecções, alterações hormonais, questões ambientais e estilo de vida.

Na mulher, endometriose, infecções, ovários policísticos, alterações na tireoide e histórico de saúde e qualidade de vida também podem dificultar uma gravidez. Além disso, a idade e o envelhecimento também são fatores que podem afetar a reprodução feminina.

O que fazer em caso de infertilidade?

Infertilidade

A recomendação é que, após um ano de tentativas sem sucesso, ambos busquem seus respectivos médicos para investigar os motivos e buscar soluções juntos. Uma análise detalhada pode apontar os melhores caminhos para alcançar o resultado desejado – os quais podem envolver tratamentos hormonais, cirurgias, inseminação artificial, fertilização in vitro, doações de óvulos e/ou espermatozoides, ou simples mudanças de hábitos.

De qualquer forma, manter um estilo de vida saudável (tanto mulheres, quanto homens) é fundamental para cuidar da saúde de ambos e, assim, prevenir a infertilidade.

E para finalizar, é importante manter sempre em mente: a infertilidade nunca é sua culpa.

——

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras futuras mamães! E para mais informações sobre saúde da mulher e maternidade, siga meu perfil no Instagram: @paulaangelicalopes

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes
Picture of Dra. Paula Angélica Lopes
Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados