Search
Close this search box.

Os espirros da criança podem ser rinite

Seu filho vive constantemente com sinais de gripe? E se eu te disser que isso não é necessariamente um quadro viral? 

Apesar de ser bem confundida com gripe, a rinite é outra doença muito comum na infância. Seus sintomas são bastante semelhantes aos da gripe, podendo gerar essa confusão aos pais e cuidadores.

Vamos entender o que é essa doença e como identificar uma crise de rinite?

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal. Ela pode ser causada por vários fatores como alergia, mudanças térmicas e até mesmo, a inalação de produtos ou subprodutos químicos, como fumaça de cigarro.

A diferença entre a rinite e a gripe é justamente o tempo do quadro. A rinite é persistente com sintomas diários como coriza, espirros, nariz entupido e coceira no céu da boca. Também pode gerar desconfortos como dor de cabeça, de ouvido e pressão facial. Ela não é uma doença contagiosa.

Já a gripe, não costuma apresentar prurido no céu da boca, mas sim, tosse e febre. A doença dura o tempo de um ciclo viral, de 7 a 10 dias, e é muito contagiosa. 

Em ambos os quadros uma medida que previne e alivia os sintomas é a lavagem nasal.

Para realizar lavagem nasal de bebês, deve-se colocar uma seringa com cerca de 3 mL de soro fisiológico na narina da criança e pressionar a seringa de forma rápida, para que o jato de soro entre numa narina e saia naturalmente pelo outra.

De toda forma, se você perceber que o seu filho sempre está espirrando constantemente busque auxílio pediátrico. Dessa forma, será feito um diagnóstico acertado para identificar e tratar as causas dos sintomas e, sobretudo, trazer mais qualidade de vida para a criança e a família.

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes
Picture of Dra. Isabelly Lopes
Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados