Search
Close this search box.

Doenças alérgicas afetam crianças na primavera

Estamos na primavera, período do ano muito bonito e agradável, em que os dias são mais longos e quentes, e as flores aparecem com todas as suas cores. Mas esta estação merece atenção em relação aos cuidados com a saúde dos pequenos, porque ela também é caracterizada pelo aparecimento de alergias sazonais.

É que na primavera há um aumento na polinização, processo responsável pela reprodução de inúmeras espécies de plantas. Os polens das flores se desprendem e são transportados pelo ar, podendo com muita facilidade entrar nos pulmões da criança e causar um processo alérgico.

Além do pólen, o aumento da temperatura e da umidade do ar forma o ambiente perfeito para a proliferação de fungos, ácaros e bactérias, outros fatores que geram alergia e outros problemas de saúde.

Menina com flores

O que são alergias?

Alergias são as reações exageradas do sistema imunológico a certas substâncias estranhas ao organismo, chamadas alérgenos, como é o caso dos ácaros, de fungos e do pólen. Outro fator que pode ser alérgeno sãos os pelos de animais.

As alergias primaveris se não tratadas podem evoluir para outros quadros respiratórios mais graves, como é o caso da asma.

Quais são as doenças alérgicas comuns na primavera?

 

Menino com crise alérgica

Uma das doenças mais comuns de surgir com a primavera é a rinite alérgica, uma inflamação das mucosas nasais. Ela se caracteriza pelo aparecimento de espirros, coriza, entupimento ou congestão nasal e muita coceira no nariz.

A resposta aos alérgenos também pode aparecer nos olhos. São os quadros de conjuntivite alérgica, uma inflamação na mucosa ocular. A mucosa ocular é o tecido vermelho do olho que vemos ao puxar a pálpebra para baixo. O tecido inflama e causa irritação, coceira, lacrimejamento e uma sensação de incômodo com a luz.

Os dois quadros podem manifestar-se juntos. Da mesma forma, a rinite alérgica pode estar associada a quadros de asma, outra doença comum na primavera.

A asma é uma doença respiratória crônica que causa inflamação dos brônquios. Ela tem como sintomas, a falta de ar, a tosse seca, o chiado no peito e a respiração curta e rápida.

Como evitar ou reduzir alergias na primavera?

Mulher passando aspirador de pó

  • Limpe com pano úmido e/ou aspirador de pó os ambientes, evitando usar vassouras e espanadores, pois estes fazem com que os elementos alérgicos fiquem suspensos no ar.
  • Mantenha os ambientes bem arejados e ensolarados.
  • Troque a roupa de cama semanalmente.
  • Se possível, use capas protetoras em colchões e travesseiros.
  • Lave o nariz da criança com soro fisiológico para diminuir a quantidade de alérgenos nas vias respiratórias.
  • Durante as crises, procure deixar os animais domésticos e bichinhos de pelúcia longe das crianças afetadas.
  • Evite fumar próximo de crianças alérgicas.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com outros pais e mães! Para mais informações, conheça também meu perfil do Instagram.

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes
Picture of Dra. Isabelly Lopes
Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados