Search
Close this search box.

5 dicas para um planejamento familiar responsável

O planejamento familiar responsável proporciona mais orientação e esclarecimento sobre maternidade e paternidade, além de como construir uma família estruturada.

Além disso, o planejamento familiar, que é um direito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consiste em um conjunto de ações para auxiliar mulheres e homens em relação a métodos, gravidez indesejada, entre outros aspectos. 

Dica 1: métodos contraceptivos e a escolha do mais adequado para você

Dica 1: métodos contraceptivos e a escolha do mais adequado para você

Atualmente, existem diversos tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, inclusive, alguns distribuídos gratuitamente pelo SUS.

Confira a lista dos principais:

  • Preservativos femininos e masculinos;
  • DIU;
  • Pílula do dia seguinte;
  • Diafragma;
  • Anticoncepcionais injetáveis;
  • Laqueadura e vasectomia;
  • Pílula anticoncepcional.

A escolha do método contraceptivo deve ser acompanhada com o profissional da saúde, para avaliar qual é o mais adequado às suas necessidades.

Dica 2: educação sexual e a tomada de decisões conscientes

Dica 2: educação sexual e a tomada de decisões conscientes

A educação sexual vai além do ter conhecimento do ato sexual, é entender sobre seu corpo e desejos, como também prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

É fundamental compreender a importância da educação sexual em todas as idades, compartilhando informações e experiências de acordo com a faixa etária adequada. Se há essa “lacuna” no aprendizado, muita desinformação pode ser vista como verdade.  

Pesquisar, descobrir e aplicar o que você aprende com a educação sexual faz parte de uma vida adulta responsável – tanto com a sua própria saúde, quanto a do(a) outro(a) que você se relaciona. 

O ideal é livrar-se de prejulgamentos e, dessa forma, criar espaços para uma discussão aberta e madura sobre a temática dentro do planejamento familiar com seu(a) parceiro(a).

Dica 3: finanças e planejamento familiar

Dica 3: finanças e planejamento familiar

Para a construção de um planejamento familiar responsável, um dos principais pontos é a criação de um orçamento para acomodar as despesas voltadas à gravidez, parto e desenvolvimento dos futuros filhos.

Então, busque estratégias financeiras para economizar dinheiro e estejam preparados para a chegada do bebê sem grandes surpresas relativas às finanças do casal.

Uma boa alternativa de investimento nesses casos é um seguro de saúde adequado para cobrir os futuros gastos financeiros com a família.

Dica 4: Apoio emocional e rede de suporte

Dica 4: Apoio emocional e rede de suporte

Uma rede de apoio é essencial em todos os momentos da nossa vida, especialmente em períodos importantes como uma gravidez.

Por isso, não hesite em compartilhar seus anseios, preocupações e planos com pessoas de confiança – amigos, familiares e grupos de suporte, buscando apoio e suporte emocional 

Uma dica é conversar com pessoas que você conhece e já passaram pela mesma situação, para entender mais sobre as experiências e o que pode ser feito para melhorar o planejamento familiar.

Dica 5: reavaliação do planejamento familiar

Dica 5: reavaliação do planejamento familiar

Sim, é completamente normal mudar os planos e as decisões no decorrer do desenvolvimento do planejamento familiar. Fique tranquila quanto a isso.

Você pode reavaliar todo o seu planejamento familiar quando sentir vontade, além de ajustar às suas necessidades que podem ter mudado ao longo do tempo. 

A escolha é sua e você tem todo o direito de mudá-las para o seu bem e da sua família. E tá tudo bem! 

Ao colocar em prática as nossas cinco dicas no dia a dia, você estará trilhando um bom caminho para a construção de um planejamento familiar responsável e estruturado.

 

Vale lembrar que este artigo não substitui a consulta e orientação médica.

 

Quer saber mais? Confira outros conteúdos autorais sobre ginecologia aqui no Portal Vitta e me acompanhe através do Instagram: @paulaangelicalopes!

 

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes
Picture of Dra. Paula Angélica Lopes
Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados