Search
Close this search box.

A obesidade influencia nos hormônios da mulher?

A obesidade é definida pelo acúmulo de gordura corporal no corpo. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 18,9% da população brasileira está enfrentando esse problema.

A doença pode causar diversos problemas de saúde para os seus portadores e pode levar até a morte.

Quando falamos sobre a vida da mulher, a obesidade pode afetar a produção dos hormônios femininos. Atrapalhando a vida e a saúde da mulher.

 

Quais problemas são causados?

A obesidade pode estar ligada diretamente com problemas na tireoide da mulher, mas qual a função desse órgão e como ele afeta a saúde feminina?

A tireoide é uma glândula semelhante a uma borboleta que fica localizada no pescoço e atua em órgãos importantes, como: coração, cérebro, fígado e rins.

Quando o assunto é saúde feminina, ele afeta diretamente no ciclo menstrual e pode impactar a fertilidade da mulher. Devido ao fato do tireoide possuir função no cérebro, ele afeta a produção de hormônios importantes para as fases menstruais.

A tireoide é responsável pelo fornecimento dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Quando eles sofrem interferências pode causar a produção em excesso pode causar Hipertireoidismo e quando ocorre a diminuição é chamado de hipotireoidismo.

 

A obesidade causa infertilidade?

A mulher que está acima do peso possui maiores chances de enfrentar problemas para engravidar, isso acontece porque a obesidade influencia diretamente no ciclo menstrual feminino.

Quando a menstruação está desregulada não existe um controle específico de quando irá acontecer a ovulação e sem isso não ocorre a gravidez.

Existe tratamento?

O tratamento para os distúrbios hormonais é feito por um médico especialista, pois cada caso é diferente.

Além disso, as disfunções hormonais podem ser a causadora da obesidade. Por isso, é importante que a mulher seja avaliada por um endocrinologista para que sejam feitos os exames necessários e o tratamento adequado seja iniciado.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse texto quem você conhece e me acompanhe no Instagram!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Tallita Vieira
Picture of Dra. Tallita Vieira
Médica Endocrinologista graduada pela UFCG. Realizou residência em Clínica Médica no IMIP, em Recife/PE e, em seguida, residência médica em Endocrinologia e Metabologia no HUOL/UFRN
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados