Search
Close this search box.

Alergias Infantis: desvendando sintomas, causas e estratégias para proteger as crianças

Na etapa da infância, as crianças exploram um mundo com curiosidade e energia, no entanto, muitas vezes, esse processo de descoberta vem acompanhado de desafios, como as alergias infantis.

É então que é preciso buscar uma compreensão da importância de entender e lidar com essas reações que podem afetar a qualidade de vida desses jovens.

Por isso, venho aqui desvendar os sintomas, causas e medidas preventivas das alergias na infância. Se você quer saber mais sobre tudo isso e quais as melhores maneiras de proporcionar um ambiente saudável e livre de desconfortos alérgicos aos seus filhos, siga a leitura!

Conhecendo os sintomas

As alergias infantis se manifestam através de uma série de sintomas que podem variar dependendo do tipo de alérgeno e da resposta imunológica do corpo.

Nos casos da pele, podem ocorrer coceira intensa, vermelhidão e erupções cutâneas, muitas vezes associadas a condições como a dermatite atópica. Já na congestão nasal, espirros frequentes e coriza constante são os indicativos de alergias respiratórias, como a rinite alérgica.

Se há tosse persistente e dificuldade para respirar, é capaz de ser um sinal de asma alérgica, caracterizada por um estreitamento das vias respiratórias. Já o inchaço nos olhos, lábios ou face é uma reação alérgica chamada angioedema, que pode ocorrer após a exposição a certos alérgenos.

Criança com lenço no nariz

Entendendo as causas

É preciso entender que essas alergias são muitas vezes desencadeadas por uma variedade de alérgenos, uma vez que esses podem estar à espreita do ambiente cotidiano.

As alergias alimentares, por exemplo, estão entre as mais comuns em crianças, sendo o leite, ovos, amendoim, trigo e frutos do mar alguns dos alérgenos mais frequentes.

Junto a esse grupo, as alergias respiratórias surgem por substâncias presentes no ambiente, como poeira, ácaros, pelos de animais e mofo. Enquanto isso, as alergias cutâneas podem ser resultado de picadas de insetos ou do contato com produtos de higiene e tecidos sintéticos.

Como seu para perceber, existe uma diversidade de alérgenos, o que reflete a complexidade da resposta imunológica do corpo a diferentes substâncias, fazendo existir a variação de gravidade de pessoa para pessoa. E por isso é tão importante buscar o tratamento adequado para cada caso!

Tratando e trazendo de volta a paz

Antes de tratar, primeiramente, é preciso ter o diagnóstico da presença de alguma dessas alergias. Isso acontece através de testes específicos, como testes cutâneos, que ajudam a identificar os alérgenos desencadeantes.

A partir desses resultados, combinados com a avaliação dos sintomas, é possível fazer com que o profissional de saúde entenda o caso e determine o tratamento mais adequado.

Para controlar os sintomas alérgicos, podem ser prescritos anti-histamínicos para reduzir a reação imunológica e corticosteroides para aliviar inflamações.

Além disso, a imunoterapia é uma abordagem eficaz, pois, com pequenas quantidades do alérgeno gradualmente administradas, é possível aumentar a tolerância do corpo a ele, reduzindo as reações alérgicas futuras.

E, para que tudo isso aconteça corretamente, é imprescindível um acompanhamento médico para fazer as determinações do que deve acontecer no tratamento, afinal, é ele quem entenderá o caso e fará as escolhas mais adequadas.

Prevenindo essas situações

Para prevenir alergias em crianças, é importante adotar medidas que promovem o bem-estar não só individualmente, mas também de forma geral para o ambiente.

Ações como evitar a exposição a alérgenos conhecidos, alimentos que causam alergia ou manter a casa livre de poeira e ácaros, com um espaço limpo e arejado, são um bom primeiro passo.

Além disso, também é indispensável realizar consultas médicas regulares, afinal, é através delas que se pode monitorar a saúde da criança, identificar possíveis alergias e ajustar o tratamento conforme necessário.

É com essas conscientização que as alergias infantis podem ser combatidas, evitando que as crianças tenham seu bem estar degradado por suas crises e garantindo a alta qualidade de vida sempre.

Médica examinando recém-nascido

O cuidado dita a regra sempre

Como deu para perceber ao longo do texto, as alergias infantis não precisam ser obstáculos intransponíveis na jornada das nossas crianças, pelo contrário, com cuidado e dedicação é possível fazer com que se tenha uma vida normal.

Para isso, é só ter a compreensão dos sintomas e das principais causas, construir uma base sólida para a prevenção, fazer consultas médicas e manter a atenção sempre ligada.

Agora que você está munido desses conhecimentos, sabe o poder que tem nas mãos, né?! Então não deixe mais seu filho sofrer com essas crises alérgicas da infância e contribua para o bem-estar de sua família!

O que achou deste conteúdo? Confira mais dicas sobre cuidados pediátricos no meu perfil no Instagram, onde estou sempre te dando dicas para garantir o melhor para o seu filho! 

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes
Picture of Dra. Isabelly Lopes
Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados