Já parou para pensar na relação entre o que comemos e nossa saúde mental? É sabido por todos que a alimentação influencia na qualidade da nossa saúde, mas isso não se remete apenas à nossa saúde física. Aquilo que comemos também tem impacto sobre nossa saúde mental.

A comida tem efeito sobre nosso cérebro, afetando tanto nossa cognição, quanto nosso estado emocional. Uma dieta balanceada, com a combinação certa de vitaminas, minerais e gorduras saudáveis provoca melhora nas funções cerebrais, e assim nos níveis de energia, na memória, além de ajudar no controle das emoções.

O que comer

Dessa forma, um plano alimentar rico em opções integrais, legumes, verduras e frutas da estação, cortes magros de carne, leguminosas e castanhas, fornece os nutrientes que o seu cérebro precisa e dessa forma ajuda a promover a saúde mental. 

Pesquisas vêm sendo feitas para averiguar nutrientes que conseguem auxiliar em atividades neuroquímicas, reduzindo as chances ou minimizando os efeitos de alguns transtornos mentais. Entre os componentes mais estudados, estão o ômega 3, zinco, magnésio, selênio, a vitamina D, complexo B, os polifenóis e aminoácidos.

O que evitar

Estudos científicos já comprovam que uma alimentação inadequada pode causar ou agravar más condições de saúde mental. Foi constatado que uma dieta pobre, baseada em altos níveis de gordura saturada, carboidratos refinados e alimentos processados, está ligada a uma pior saúde mental em crianças e adolescentes.

Dessa forma é importante ter cuidados alimentares, evitando consumir em excesso alimentos ricos em açúcar, conservantes, gordura hidrogenada e sódio.

Doenças como ansiedade generalizada e depressão, que estão entre as mais prevalentes no mundo, têm forte relação com a alimentação. O tratamento delas deve, portanto, ter também uma perspectiva nutricional.

Alimentação é cura?

Apesar da correlação entre alimentação e saúde, apenas uma mudança no padrão alimentar não é sinônimo de cura para transtornos psicológicos. Ainda se faz necessário o acompanhamento do médico psiquiatra e de um psicólogo.

 

Sobre o(a) autor(a): Dra. Stefânie Rodrigues

Dra. Stefânie Rodrigues é Médica Psiquiátrica, formada na Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Psiquiatria no Hospital Municipal do Campo Limpo, em São Paulo, SP. Atualmente, realiza Pós-Graduação em Psiquiatria Infantil na POSFG (SP).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos