Se normalmente já temos que manter uma rotina de alimentação saudável, durante a gestação devemos reforçá-la ainda mais, afinal, todas as escolhas alimentares da gestação podem impactar no desenvolvimento do bebê e na sua própria saúde. 

A alimentação da gestante é responsável pelos nutrientes essenciais repassados para a criança. Ou seja, tudo o que a mamãe come ou ingere devem ser adequados para garantir uma gravidez saudável e um bom desenvolvimento do feto.

Vamos saber mais sobre isso na prática? Continue lendo este artigo! 

Nutrientes essenciais na alimentação durante a gravidez

Nutrientes essenciais na alimentação durante a gravidez

Para um desenvolvimento do bebê mais saudável, indicamos que uma alimentação durante a grávidez deve ser rica em nutrientes como ferro, cálcio, vitaminas, ômega-3 e proteínas

Tudo isso pode ser encontrado em uma dieta equilibrada, para atender às necessidades da gestante e da criança sendo gerada. Normalmente,  o acompanhamento multidisciplinar feito por um nutricionista e um ginecologista faz parte desse processo. 

Alimentos recomendados e os que devem ser evitados

Desse modo, é importante informar e oferecer sugestões de alimentos saudáveis e, sobretudo, como incluí-los na rotina de maneira natural (e não como uma obrigação, aproveite o processo).

Frutas, vegetais, verduras, laticínios (e derivados), cereais integrais e proteínas magras são alimentos saudáveis e indicados para serem consumidos na gestação.

O cálcio pode ser encontrado em alimentos como espinafre, feijão e lentilha. Já o brócolis, fígado bovino e carne vermelha são fontes de ferro.

O ômega-3 pode ser adquirido no consumo de peixes. A vitamina C deve ser encontrada em alimentos como frutas cítricas (laranja, por exemplo) e vegetais como couve-flor.

Em relação aos alimentos que precisam ser evitados, principalmente, estão possuem mais predisposição à contaminação. Carne crua, peixe cru, embutidos, queijos não pasteurizados, entram nessa lista. 

Portanto, priorize uma atenção especial na preparação dos seus alimentos! 

Importância da hidratação e alimentação mais consciente 

Importância da hidratação e alimentação mais consciente 

Claro, assim como manter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental, a hidratação durante a gravidez deve ser uma prioridade. 

Ao longo do dia, a gestante precisa criar o hábito de beber água regularmente. No entanto, nem todo líquido realmente pode te fazer bem. 

Mantenha a moderação em relação ao consumo de cafeína no dia a dia. Alimentos ricos em açúcar também podem ser consumidos com uma maior atenção e cuidado. 

Uma alimentação saudável possui um papel fundamental no desenvolvimento adequado do bebê e, por consequência, da gestante. Focando sempre no bem-estar e segurança de ambos, antes e depois do parto.

 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à saúde da mulher? Confira outros conteúdos autorais sobre ginecologia aqui no blog e me acompanhe através do Instagram: @paulaangelicalopes!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes

Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos