Não tem outra, a chave para a saúde do coração é manter uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos. Esses dois fatores são fortes aliados para prevenir problemas cardiovasculares.

Pessoas sedentárias, com alimentação abundante em gordura e açúcar, com sobrepeso e que fumam, por exemplo, têm maior probabilidade de desenvolver doenças como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Doenças cardiovasculares

idoso sofrendo de infarto

Entre as doenças cardiovasculares mais comuns, o infarto agudo do miocárdio é uma das que mais matam. Esse tipo de infarto ocorre quando uma artéria coronária fica obstruída e deixa de levar oxigênio e nutrientes ao coração.

Os sintomas mais comuns do infarto agudo do miocárdio são desconforto no peito que pode acometer a região torácica, do umbigo até o queixo, irradiação para o braço e mandíbula, além de sudorese e mal-estar. Alguns pacientes podem ter sintomas confundíveis com outros problemas mais simples, retardando o diagnóstico.

A maioria dessas doenças são silenciosas, não apresentam sintomas, então, é muito importante manter hábitos saudáveis.

Hábitos saudáveis

Jovem comendo prato de salada

Para isso, sua dieta alimentar deve ter baixo nível de calorias, ser pobre em gorduras, rica em fibra e em nutrientes. Procure comer frutas, vegetais, castanhas, grãos integrais, carnes magras e peixe.

Em se tratando de atividade física, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que, para sair do sedentarismo e garantir a saúde do coração, é necessário praticar exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de três a cinco vezes por semana.

Mulher se hidratando após corrida

Uma boa ideia é começar a fazer caminhadas diárias de 30 minutos. Essa prática previne ataques e problemas do coração, controla a pressão arterial, reduz os níveis de colesterol, tonifica os músculos e fortalece os ossos, aumenta os níveis de energia, ajuda a controlar o peso, melhorar o sono e aumenta o bem-estar físico e mental.

Para iniciar essa e outras atividades físicas é importante procurar uma avaliação médica de um cardiologista. Para prevenir doenças cardiovasculares também é necessário fazer check ups frequentemente.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe esse texto com pessoas que você conhece e ajude a espalhar informação confiável!

E se você chegou até aqui, que tal conferir a minha página no Portal Vitta?

Até a próxima!

 

Sobre o(a) autor(a): Dr. Vinícius Caldas

O Dr. Vinícius Caldas é médico cardiologista e ecocardiografista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN e em Cardiologia e Ecocardiografia pelo InCor da Faculdade de Medicina da USP/SP.Atua realizando exames de ecocardiograma e todas as suas modalidades, bem como atendimento em cardiologia na Clínica Cardiológica HC Cardio (Hospital do Coração), uma das maiores clínicas de Cardiologia do estado.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos