Search
Close this search box.

Câncer de Tireoide: conheça as causas, sintomas, fatores de risco e mais!

A tireoide, uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, desempenha um papel crucial no equilíbrio hormonal do nosso corpo. 

No entanto, como muitos aspectos da nossa saúde, essa glândula não está imune a problemas, e um dos mais preocupantes é o câncer de tireoide.

Neste guia, vou te ajudar a entender quais são os sintomas, fatores de risco e outros pontos importantes sobre o assunto! 

Quais são os sintomas e fatores de risco?

Câncer de Tireoide e seus sintomas

Muitas vezes, o câncer de tireoide é silencioso, sem apresentar sintomas visíveis. Porém, algumas pessoas apresentam alguns sinais, como o nódulo tiroidiano, inchaço no pescoço, alteração na voz, dor no pescoço e outros.

Alguns fatores que podem aumentar o risco de câncer de tireoide incluem histórico familiar da doença, exposição à radiação, principalmente durante a infância, e a presença de nódulos tireoidianos. 

O sexo e a idade também desempenham um papel importante, já que as mulheres e pessoas acima de 30 anos têm maior probabilidade de desenvolver a doença.

Vale ressaltar que é fundamental compreender que esses fatores de risco não garantem o desenvolvimento da doença, mas indicam a necessidade de maior vigilância e monitoramento.

Como diagnosticar o câncer de tireoide? Existe tratamento?

Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Tireoide

A detecção precoce pode fazer a diferença entre um tratamento bem-sucedido. O diagnóstico do câncer de tireoide começa com uma avaliação médica minuciosa. 

Se você apresenta sintomas preocupantes ou se há fatores de risco significativos, o médico pode recomendar uma série de exames para confirmar ou descartar a presença da doença. Alguns dos principais métodos de diagnóstico incluem:

  • Palpação de tireoide no exame clínico;
  • Ultrassonografia de tireoide/cervical;
  • Punção aspirativa por agulha fina (PAAF);
  • Exames de sangue;

As opções de tratamento para o câncer de tireoide dependem do estágio da doença, do tipo de câncer e das preferências do paciente. As principais abordagens incluem cirurgia, terapia com iodo radioativo, reposição e controle de hormônios tireoidianos e outros exames.

Se você perceber algum dos sinais mais frequentes de alterações na tireoide, procure um endocrinologista para fazer um exame completo da sua saúde.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe meus outros artigos aqui no blog Vitta e saiba mais informações e dicas sobre endocrinologia!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Pedro Henrique
Picture of Dr. Pedro Henrique
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados