Nos últimos meses, Fátima Bernardes surpreendeu o Brasil todo após anunciar a descoberta de um câncer de endométrio, em estado inicial. A notícia gerou bastante comoção entre os fãs e admiradores da apresentadora e fez surgir um tema importante entre as mulheres: Que doença é essa? Quais seus sintomas e tratamento? 

O que é o Câncer de Endométrio

O câncer de endométrio é um dos tumores do corpo do útero mais frequentes entre as mulheres (o 6º tipo mais comum, segundo o INCA) e afeta a membrana que reveste a parede interna do órgão. Ele acomete principalmente mulheres com mais de 60 anos, na pós-menopausa, e tem como principais fatores de risco a a exposição prolongada ao estrogênio e a obesidade.

Como ele se desenvolve? Quais as causas?

câncer de endométrio

A cada menstruação, o endométrio engrossa para se preparar para uma possível gravidez. Quando não há fecundação, essa parede é expelida através da menstruação. Na menopausa, o normal é que esse fenômeno pare de acontecer. No entanto, em mulheres com câncer de endométrio, ocorre uma mutação genética nas células saudáveis da membrana, que passam a se desenvolver de forma anormal e se multiplicam formando um tumor. As causas exatas para o problema ainda são desconhecidas.

Sintomas, diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do câncer de endométrio é realizado através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos – de mulheres com sintomas sugestivos (como sangramento e corrimento vaginal, dor pélvica, perda de peso e cansaço) ou por exames periódicos em mulheres que não apresentam sinais.

Na maioria dos casos em estágio inicial, o tratamento cirúrgico é o mais indicado. Em geral, é realizada a retirada do útero, das trompas e dos ovários, porém, às vezes é necessário sessões de quimio e radioterapia. Lembrando que o diagnóstico precoce é essencial para garantir a eficiência do tratamento!

Nunca é tarde para lembrar da importância de ter uma vida saudável e balanceada e, principalmente, realizar exames de rotina periodicamente! A conscientização e prevenção são primordiais para o controle e tratamento da doença. Coloque seu preventivo em dia e priorize a sua saúde. Cuide-se!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com a família e com as amigas! E para mais informações sobre saúde da mulher, ginecologia e obstetrícia, visite o meu perfil no Instagram: @paulaangelicalopes

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes

Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos