Search
Close this search box.

Canetas que emagrecem funcionam mesmo?

Em busca de manter o controle do peso, algumas pessoas recorrem a diversos tratamentos disponíveis no mercado farmacêutico e estético. No entanto, nem sempre são seguros ou comprovados que realmente funcionam.

Um desses métodos que está ganhando fama, inclusive, pacientes que já chegam ao consultório sugerindo como um tratamento: a caneta emagrecedora. Mas será que essas canetas que emagrecem funcionam mesmo?

 

Neste artigo, iremos aprender mais sobre: 

  • O que é a caneta emagrecedora?
  • Para que serve e como funciona?
  • Para quem é orientado?
  • Deve ser aplicado apenas com a orientação médica?

O que é a caneta emagrecedora? 

A famosa caneta emagrecedora é uma forma de injetar medicamentos no corpo. Antes, a caneta era usada com mais frequência em portadores do diabetes, agora, é utilizada como um meio de injetar substâncias para controlar a obesidade ou o sobrepeso.  

A partir da caneta, é possível aplicar o medicamento sob a pele. O medicamento para tratar a obesidade é a Liraglutida, mais conhecida como Saxenda. Os componentes presentes auxiliam no ajuste da regulação da fome e saciedade. Além disso, pode proporcionar a sensação de estômago cheio por mais tempo do que o normal. 

Para que serve e como funciona? 

Para que serve e como funciona?

A caneta emagrecedora serve para injetar medicamentos no corpo. Anteriormente, essa ferramenta era utilizada apenas para aplicar medicamentos em pessoas portadoras do diabetes. 

Mas recentemente a caneta começou a ser usada para controlar o peso por conta do efeito emagrecedor do hormônio GLP1 diretamente no intestino. Uma forma de sinalizar ao cérebro que está saciado, ou seja, não está com fome.

Para quem é indicado?

Para pacientes adultos que estejam com obesidade ou excesso de peso. No entanto, tudo deve ser prescrito e indicado por uma orientação médica. 

O tratamento deve seguir um plano médico, principalmente porque o procedimento é realizado a partir de hormônios. Podem haver efeitos colaterais. 

Além disso, é necessário que seja aplicado no meio horário e com quantidades prescritas pelo médico. Dessa forma, acompanhamento clínico se torna fundamental.

A caneta não é indicada para crianças e adolescentes menores de 18 anos. Outro grupo que não deve utilizá-la é gestantes ou que estão em período de amamentação. 

Deve ser aplicado só com orientação médica?

Como citado acima, sim, precisa ser aplicado apenas com orientação médica. Todo o cuidado e a informação acerca da forma de injetar deve ser feito por um médico.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse texto quem você conhece e me acompanhe no Instagram!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Tallita Vieira
Picture of Dra. Tallita Vieira
Médica Endocrinologista graduada pela UFCG. Realizou residência em Clínica Médica no IMIP, em Recife/PE e, em seguida, residência médica em Endocrinologia e Metabologia no HUOL/UFRN
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados