Quando é hora de pensar na Cirurgia Bariátrica?

Muitos pacientes procuram esse procedimento como uma solução rápida e “fácil” para o tratamento da obesidade e, muitas vezes, sem avaliar os prós, contras e todo o caminho necessário para que a decisão definitiva seja tomada.

No entanto, assim como qualquer intervenção cirúrgica, a cirurgia bariátrica é um procedimento invasivo que demanda um acompanhamento mais completo e uma investigação detalhada para que ele seja feito com segurança.

O que é a Cirurgia Bariátrica

A Cirurgia Bariátrica é a intervenção cirúrgica mais comum para a perda de peso. Consiste, na maioria das vezes, em uma alteração do trânsito intestinal e redução no tamanho do estômago. Apesar de ser um procedimento cirúrgico, não deve ser a última opção para tratamento e precisa ser indicada no momento correto para cada paciente.

Para quem é indicada?

A indicação da Cirurgia Bariátrica é feita com base em alguns critérios, dentre eles estão:

  • IMC: Acima de 35 para pessoas com doenças associadas e acima de 40, independente de outras doenças;
  • IDADE: Maiores de 18 anos;
  • DOENÇAS ASSOCIADAS: Diabetes, depressão, hipertensão, doenças cardiovasculares, apneia do sono, entre outras;
  • TEMPO DE DOENÇA: Pelo menos 2 anos de tratamentos clínicos sem sucesso (dieta, atividade física, medicamentos);

Cuidados pré e pós-operatórios

Antes de partir para a mesa de cirurgia, o paciente deve ter tentado os tratamentos clínicos por pelo menos 2 anos (incluindo desde o início a dieta e atividade física, e medicamentos, se necessário), além de atender aos requisitos para a cirurgia, como o IMC e idade mínimos e a presença de doenças associadas.

É importante compreender também que esse tipo de cirurgia afeta diretamente questões emocionais, mudanças de hábitos e comportamentos e um novo estilo de vida. Portanto, o acompanhamento médico e psicológico, antes e depois da cirurgia, e a preparação do paciente são fundamentais para que ela seja feita com sucesso e segurança.

A Cirurgia Bariátrica não deve ser tomada como uma opção mais fácil e prática para o emagrecimento, por isso, é fundamental definir com uma equipe de outros especialistas se esse é o tratamento mais indicado para o paciente. Só uma consulta não é o suficiente para marcar uma cirurgia, assim como só a cirurgia não resolve o problema. É preciso seguir com o acompanhamento pré e pós-cirúrgico.

———

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre a Cirurgia Bariátrica? Publiquei um vídeo no meu Instagram falando um pouco mais sobre o procedimento, que tal dar uma olhadinha?

Compartilhe esse post com os seus amigos e familiares! ❤

Sobre o(a) autor(a): Dra. Tallita Vieira
Picture of Dra. Tallita Vieira
Médica Endocrinologista graduada pela UFCG. Realizou residência em Clínica Médica no IMIP, em Recife/PE e, em seguida, residência médica em Endocrinologia e Metabologia no HUOL/UFRN
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados