O que muitos bebês recém-nascidos têm em comum? As cólicas. Apesar de serem bem comuns, elas podem incomodar bastante e causar desconfortos. A cólica em si, não é considerada um indicativo grave de alguma doença, ela está associada ao desenvolvimento da criança.

Esse período de cólicas pode durar até mais ou menos entre o terceiro e quarto mês de vida, contudo, varia de cada bebê. Entretanto, para diminuir as dores, a agitação e o choro frequente do bebê, além de ajudar na rotina noturna dos pais, existem algumas técnicas que auxiliam e aliviam isso.

Como saber se realmente é cólica?

Sim, as cólicas podem ser confundidas com outros sintomas, então, para você ficar alerta, fique atento(a) aos possíveis sinais do seu bebê. Dessa forma, você consegue compreender melhor o problema, e ajuda a aliviar o incômodo da criança.

1. Fica esticando e flexionando as perninhas;

2. Solta gases;

3. Chora com frequência;

4. Normalmente, o rostinho fica avermelhado;

5. A barriguinha fica dura;

6. A fisionomia aparenta estar sentindo dor.

Como aliviar as cólicas?

Com algumas estratégias e dicas, é possível aliviar as dores das cólicas dos recém-nascidos.

1. Massagem com movimento circulares na barriguinha;

2. Dê colo, faça carinho e acolha o bebê;

3. Opte por um banho quentinho;

4. Tente colocar o bebê na posição para arrotar;

5. Aqueça uma toalha, mas sem deixar muito quente, apenas morno, e coloque na barriguinha da criança;

6. Fala movimentos de flexão com as perninhas em direção ao abdômen.

E se persistir?

Se mesmo após essas dicas a criança ainda ficar aparentemente com incômodos e chorando muito, é importante entrar em contato com o pediatra. Pois, assim, o profissional vai poder avaliar mesmo e identificar se é apenas cólicas mesmo. E além disso, prescrever um medicamento adequado para o problema.

Gostou do artigo? Compartilhe esse post com seus amigos e familiares! Para conferir mais dicas, acompanhe o meu perfil no Instagram.

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes

Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos