O mês de junho chegou e com ele as tradicionais festas juninas. Nesse momento pode surgir o questionamento: devo oferecer comida junina para minha criança?

No mês de junho há a tradição das famílias fazerem ou comprarem uma série de alimentos especiais, típicos das festividades juninas, feitos a base de milho, arroz, coco, mandioca/aipim, leite e amendoim.

São pratos típicos dessa época do ano a canjica, também chamada de curau, a pamonha, o arroz doce, o bolo de milho verde, a pipoca, o milho cozido, o bolo de fubá, o bom bocado, o pé de moleque, a paçoca de amendoim, entre outras muitas outras iguarias.

Para os pais ou cuidadores de crianças pequenas fica o questionamento se essas comidas são adequadas para elas. Em relação aos pratos doces, devemos seguir as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Segundo a SBP, não é apropriado oferecer açúcar a crianças menores de dois anos.

Por que a criança não deve ingerir açúcar?

Isso porque a ingestão de açúcar está relacionada ao desenvolvimento de diversas doenças na vida adulta, como a diabetes, e o hábito do consumo exacerbado desse ingrediente geralmente começa na infância. 

Se o açúcar não é oferecido logo cedo a criança se acostuma com o sabor natural dos alimentos e não é estimulado a ingerir doces e guloseimas, que também possuem outros aditivos nocivos à saúde, como corantes e conservantes.

Se a criança for maior de dois anos, já pode ingerir açúcar, mas isso não deve ser feito em excesso. O interessante é negociar com a criança para que ela consuma doces apenas uma vez por semana, por exemplo. Nesse dia ela está liberada para comer algo doce.

O acordo deve ser lembrado à criança se ela se esquecer que naquele dia ela tem direito ao consumo do doce para que ela tenha confiança no adulto e aquilo realmente se torne um hábito na família.

Adapte receitas tradicionais para as crianças

Se você cuida de uma ou mais crianças menores de dois anos e deseja que elas experimentem comidas típicas juninas, mas não quer deixar de seguir uma dieta saudável, como o recomendado, você pode fazer versões das receitas sem açúcar, usando ingredientes como uva passa e canela para dar sabor. 

Posso oferecer amendoim às crianças?

Uma outra dúvida recorrente de pais e cuidadores que aparece nesse período do ano é sobre o consumo de amendoim, já que muitas pessoas possuem alergia a essa leguminosa. 

Estudos recentes afirmam que o consumo de produtos à base de amendoim nos primeiros meses de vida reduz as chances da criança desenvolver alergias no futuro.

Por esse motivo, a orientação médica atual é a introdução de alimentos que contenham amendoim antes dos 11 meses de idade para os bebês que já desmamaram.

Cuidados na ingestão de amendoim

Mas nessa faixa etária o cuidado é com a consistência. O ideal é que para crianças muito pequenas que ainda não mastigam bem não se oferte o grão do amendoim, porque é possível o engasgo. Nesse período, a criança pode consumir o amendoim em forma de pasta ou de paçoca.

O pé-de-moleque, por exemplo, que é bastante crocante, só deve ser oferecido mais tarde, quando a criança já puder mastigar com facilidade.

Se você ainda tem preocupações em relação às alergias, pode procurar um médico pediatra. Esse profissional pode te orientar e fazer testes para diagnosticar alergias antes mesmo da ingestão do alimento pela criança. Se ainda há outras dúvidas quanto a alimentação e introdução de novos alimentos ấ criança que está sob seu cuidado, também procure ajuda profissional de um médico pediatra.

Gostou do artigo? Compartilhe esse post com seus amigos e familiares! Para conferir mais dicas, acompanhe o meu perfil no Instagram.

 

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes

Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos