Quando um bebê chega a casa enche de alegria e os pais não querem desgrudar dele por um minuto. 

Isso acontece pelos cuidados que um recém nascido exige e toda a preocupação que a mamãe e o papai possuem durante esse primeiro momento e isso aumenta ainda mais durante a noite.

Sabemos que os perigos são diversos, principalmente quando chega a hora de colocar a criança para dormir. Isso significa que os pais vão se separar dele por algumas horas e nesse momento surgem vários medos, como: “será que aconteceu alguma coisa?”, “e se eu não ouvi ele chorar?”.

É aí, que a ideia de dormir junto com a criança começa a passar pela cabeça dos pais, mas será que compartilhar a cama com o recém nascido é mesmo um bom plano?

Dividir a mesma cama com meu filho é uma boa opção?

Mulher incomodada pois o bebê está ao seu lado na cama, ao invés de estar no berço.

O assunto é um pouco delicado, pois cada família possui a sua própria dinâmica. Especialmente quando recebem uma nova criança em casa.

Apesar disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não indica para os pais compartilharem a mesma cama com o recém nascido. O ato aumenta o risco da Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL).

Embora as preocupações dos pais com a criança sejam grandes, os perigos de dormir na mesma cama que o bebê podem ser maiores. Isso acontece porque a criança pode se sufocar com os lençóis, travesseiros e até mesmo o contato do corpo dos pais quando estão dormindo.

E agora? 

Mamãe e papai, fiquem tranquilos que vocês ainda podem passar a noite no mesmo ambiente que o recém nascido!

A solução para amenizar as preocupações é que o bebê durma no mesmo quarto dos pais até o momento que for mais confortável e as apreensões passarem, basta colocar o berço no dormitório dos papais.

Com a criança no mesmo quarto a supervisão fica mais tranquila, além de evitar um maior deslocamento quando tiver a hora de mamar do bebê.

 

Dicas para um berço seguro

Fotografia de bebê sorridente dentro de berço branco.

Agora que já sabemos que não se pode dividir a mesma cama que um recém nascido, vamos ver quais cuidados se deve ter ao preparar o berço para a sua chegada?

Dicas para deixar o berço seguro para o bebê:

  • Nada de travesseiros no berço, o recém nascido pode acabar se sufocando enquanto dorme com ele.
  • Outra coisa que não é indicada é o uso de protetores de berço. Apesar de serem lindos e chamar a atenção dos pais quando estão nas compras para a chegada do bebê, a utilização deles também pode ocasionar sufocamento na criança.
  • Não coloque nada de brinquedos. Não deve haver nada no berço.
  • Opte por roupas de cama que fiquem bem justas no colchão, porque a superfície deve ser toda lisa para o bebê dormir. 

 

O que achou deste conteúdo? Confira mais dicas sobre cuidados pediátricos no meu perfil no Instagram, onde estou sempre te ajudando a cuidar do seu pequeno(a).

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes

Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos