Search
Close this search box.

Compulsão por compras? Entenda mais sobre a oneomania!

Nervosismo com a chegada da black friday? Fica inquieto quando passa por frente de alguma loja e vê um anúncio de promoção? Acha que precisa de um produto que nunca cogitou, mas que está com preço mais baixo?

Se você passa por essas situações, precisamos conversar sobre a oneomania, ou melhor dizendo, a compulsão por compras!

Mas do que se trata isso?

Oneomania é a nomenclatura criada para pessoas que sofrem com o vício por compras. Passível de atingir qualquer classe social, esse problema acarreta dificuldades que impactam todos à sua volta.

Esse transtorno compulsivo se classifica através de pessoas que fazem compras sem necessidade e que logo depois decaem numa situação de tristeza e arrependimento, pois percebem como não precisavam daquele item e que aquela compra pode te trazer prejuízos.

E são exatamente as dívidas umas das maiores consequências, já que elas vão se acumulando e, no momento da compra, estão sempre invisíveis para essas pessoas.

Mulher olhando para carteira

Sinais claros de oneomania

Para quem sofre de oneomania, a compra é sempre um sinal de euforia, de plena felicidade. Por mais que nunca tivesse passado pela cabeça comprar algo, mas tomar essa ação te traz uma completa plenitude na hora.

É logo depois que surge a frustração, ao perceber o custo que aquilo levou e a sua falta de necessidade. No entanto, essa sensação não impede futuras compras, pois essas pessoas começam a fazer isso às escondidas, pela vergonha que sentem.

Dessa forma, dívidas são acumuladas e o paciente cai em uma espécie de buraco sem fim, pois, enquanto não busca tratamento, continuará cometendo as mesmas atitudes.

Há alguma esperança?

Sim! Esse quadro pode ser revertido, afinal, ele se trata de um vício como o tabagismo e o alcoolismo. Uma forma de tratamento é frequentar grupos de apoio, assim como esses citados também têm os seus.

Na construção dessa rede, é possível encontrar pessoas que passam pela mesma situação e têm o mesmo objetivo de superação. Para isso, é preciso reconhecer em você mesmo a existência do problema e ser determinado.

É importante também a readequação na hora das compras através de pequenas atitudes que fazem a diferença. Pense bem sobre as suas necessidades, liste prioridades, organize seus gastos, pesquise os preços em diferentes lugares e não fuja da linha!

Gostou desse conteúdo? Acompanhe meus outros artigos aqui no blog da Vitta e saiba mais sobre informações e dicas sobre psiquiatria e como manter uma boa saúde mental!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Stefânie Rodrigues
Picture of Dra. Stefânie Rodrigues
Dra. Stefânie Rodrigues é Médica Psiquiátrica, formada na Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Psiquiatria no Hospital Municipal do Campo Limpo, em São Paulo, SP. Atualmente, realiza Pós-Graduação em Psiquiatria Infantil na POSFG (SP).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados