Search
Close this search box.

Crianças no isolamento do Coronavírus: o que fazer?

O isolamento social causado pelo novo Coronavírus trouxe um novo cotidiano para muitas famílias. Especialmente para as crianças — acostumadas ao ambiente escolar e uma vida social — pode ser um pouco complicado ficar de quarentena.

É preciso que as mamães e os papais tenham uma atenção extra para a saúde dos filhos, tanto física quanto psicológica. Resolvi trazer para vocês algumas dicas de como ajudar as crianças e adolescentes a lidarem com o isolamento social. Confira!

5 dicas de como cuidar da saúde mental das crianças

Cuidar da saúde mental das crianças pode parecer difícil inicialmente, mas, com paciência e didática é possível evitar o estresse causado pelas notícias. É fundamental construir uma rede familiar que dê suporte emocional e ajude na manutenção da rotina de estudos e isolamento. Veja agora 5 dicas de como cuidar da saúde mental das crianças e adolescentes:

  • Organize uma rotina regular de atividades ao longo do dia com os pequenos, com horários bem distribuídos e equilibrados (para dormir, comer, estudar, brincar etc.);
  • Ensine como deve ser feita a higiene correta das mãos e ponha em prática outros hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas. Falarei mais sobre este ponto no próximo tópico;
  • Utilize a tecnologia a seu favor, definindo horários para o uso saudável dos dispositivos eletrônicos e estimulando o contato com amigos e familiares;
  • Façam atividades juntos, como tarefas domésticas e brincadeiras que estimulem a criatividade e a interação familiar
  • Mantenha um diálogo honesto com as crianças e converse sobre a situação atual com uma linguagem simples e tranquila, dando abertura para que eles possam expressar seus sentimentos;

Se quiser mais detalhes, confira o meu Instagram!

Ensine a lavar as mãos

Hábitos de higiene básica como lavar as mãos se tornaram um “item de sobrevivência” em tempos tão diferentes para todos nós. Ensinar as crianças a serem mais independentes e cuidarem da própria higiene pode ser uma tarefa difícil, mas que pode salvar as vidas de toda uma família.

Mesmo após a pandemia, quando tudo tiver voltado ao normal, será preciso continuar com os bons hábitos por muito tempo como medida preventiva. O seu(sua) filho(a) estará preparado para isso?

Veja o vídeo que postei no meu Instagram (@draisabellylopesped) onde mostro o passo a passo para uma higienização correta das mãos.

DICA DA ISABELLY: Mostre o vídeo para o seu filho e tire um tempinho do seu dia para ensiná-lo na prática. Ensine de forma didática e lentamente, para que a criança absorva o conhecimento e utilize-o no dia a dia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dra. Isabelly Lopes| Pediatria (@draisabellylopesped) em

Quando as crianças devem voltar às aulas


Afinal, quando as crianças voltarão às aulas presenciais? Esta é uma dúvida que muitas mães me fazem durante as consultas. Infelizmente, não há previsão local ou nacional para o fim do isolamento social. Até o momento, não existe com 100% de certeza um tratamento antiviral efetivo, tampouco vacinas profiláticas.⁣ Medidas não farmacológicas têm sido difundidas no mundo todo para tentar conter o avanço do vírus.⁣

Enquanto profissional pediatra, entendo perfeitamente a sua preocupação quanto a isso. Entretanto, é preciso lembrar que a saúde dos pequenos está sempre em 1º lugar. A volta para as salas de aula é um assunto polêmico que é discutido por diversos profissionais, tanto de infectologia, quanto de educação.

Antes de enviar o seu filho para a escola, verifique os seguintes pontos com a direção:

  • Crianças e profissionais doentes não devem frequentar as escolas;⁣
  • A escola deve oferecer diversos locais para lavagem das mãos com água e sabão, álcool em gel e higienizar frequentemente os recintos e superfícies;
  • A escola deve propiciar ambientes arejados com abertura de janelas e atividades ao ar livre devem ser estimuladas⁣;
  • Cabe à escola evitar aglomerações na entrada, saída e intervalo, criando horários alternativos para as turmas;
  • Jogos, competições, festas e todas as atividades que gerem aglomerações deverão ser suspensas⁣ por tempo indeterminado.
  • As salas de aula deverão ter uma quantidade muito menor de alunos no mesmo ambiente e precisam revezar o ensino presencial com o ensino a distância;
  • Manter espaçamento entre alunos na sala de aula;
  • Em relação ao transporte escolar, será preciso avaliar o número de usuários para preservar a distância⁣;
  • Alunos que façam parte de grupos de risco (imunossuprimidos ou com doenças crônicas) devem rever educação a distância.⁣

Além de tudo isso, será preciso que a escola do seu filho entenda que as crianças e adolescentes sofrerão com as mudanças de comportamento. Impactos emocionais, físicos e cognitivos são esperados a curto, médio e longo prazo e a escola deve sempre agir em conjunto com a família. ⁣

Criança doente? Conheça a telemedicina!


É possível, também que a sua criança fique doente durante o isolamento. Em casos de emergência, provavelmente será preciso ir a um pronto-socorro. Em outras situações, onde apareçam sintomas leves ou seja necessário realizar consultas de rotina, é recomendado que o atendimento pediátrico aconteça em casa via “telemedicina”.

O serviço de atendimento a distância foi autorizado, em caráter temporário, devido à pandemia do Covid-19, no último dia 15 de abril através da Lei Nº 13.989 que permite a realização de consultas durante este período de crise. Vale ressaltar que as consultas, mesmo a distância, respeitam o sigilo médico e é uma alternativa inteligente que respeita o distanciamento social.

Na dúvida, verifique com a sua pediatra a possibilidade de fazer este tipo de atendimento. Neste post do Instagram, dou mais especificações sobre quais os tipos de consulta e auxílios posso oferecer durante esse período.

Agora, conta pra mim: como você e as crianças estão lidando com a quarentena? Qual é a maior necessidade de vocês durante o isolamento? E a educação a distância está sendo uma boa alternativa para o momento complicado que vivemos? Fala a sua opinião nos comentários!

Não esqueça de compartilhar esse post nos grupos para outras mamães que estão com as mesmas dificuldades, ok?

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes
Picture of Dra. Isabelly Lopes
Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados