Hormônios são substâncias que regulam o funcionamento do organismo, eles são responsáveis por estabilizar aspectos como fome, sono, crescimento e capacidade reprodutiva. São, portanto, essenciais para o bom desenvolvimento e equilíbrio do corpo.

Quando há uma excessiva ou baixa produção de algum dos hormônios, isso traz prejuízo à qualidade de vida e pode desencadear doenças graves, como gordura no fígado e outras vísceras, pressão alta e outras doenças cardiovasculares. 

Existem vários sinais de que você pode estar enfrentando uma alteração hormonal que deve ser investigada e tratada por um médico endocrinologista. Reuni aqui seis sintomas para você observar.

1- Distúrbio no sono

Insônia ou sono excessivo podem ser sinais de alterações hormonais. Os hormônios melatonina, testosterona, hormônios do crescimento (GH) e da tireoide (TSH) são reguladores do sono e problema na produção de algum deles traz mudança na qualidade do sono.

2- Excesso de fome

Hormônios controlam a sensação de saciedade e de fome. Uma desregulação hormonal faz com que a pessoa tenha fome mesmo já tendo se alimentado.

3- Cansaço excessivo

Um sinal de problema com hormônios é a sensação de cansaço diurno, mesmo com boas noites de sono. A disfunção nos hormônios da tireoide provoca lentidão no metabolismo, o que provoca esse cansaço, a diabetes também gera essa sensação, pelo excesso de glicose no sangue. 

4- Ansiedade, irritabilidade, depressão

Mudanças de humor também podem ser sinal de problemas hormonais. Especialmente nas mulheres, pois a  queda do hormônio sexual estrogênio diminui o nível de serotonina, neurotransmissor associado ao bom humor e ao bem-estar.

5- Excesso de espinhas 

Desequilíbrio na produção dos hormônios sexuais progesterona, estrogênio e testosterona  pode elevar a oleosidade cutânea e causar acne e outros problemas de pele.

6- Problemas de memória ou concentração

Problemas cognitivos, como dificuldade de lembrar ou de focar em algo também podem ser sinais de alterações hormonais da tireoide. Pois, os hormônios produzidos por essa glândula também atuam no desenvolvimento cerebral.

Se você apresenta algum desses sintomas, não deixe de fazer uma avaliação médica. O endocrinologista é o profissional preparado para lidar com problemas de disfunção hormonal. 

Sobre o(a) autor(a): Dra. Tallita Vieira

Médica Endocrinologista graduada pela UFCG. Realizou residência em Clínica Médica no IMIP, em Recife/PE e, em seguida, residência médica em Endocrinologia e Metabologia no HUOL/UFRN


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos