Search
Close this search box.

Desfralde sem estresse: técnicas e estratégias para uma transição mais tranquila

O momento do desfralde da criança é um marco importante no desenvolvimento e crescimento dos nossos pequenos, no entanto, nem tudo é um mar de rosas e sei que pode ser um período que pode gerar diversas dúvidas e desafios entre as mamães e os papais. 

Durante o processo, é possível construir uma jornada com experiência positiva para todos os envolvidos, entendendo os sinais de prontidão e técnicas eficazes para o desfralde do seu filho e sua nova fase de independência.

 

Neste artigo, você vai entender mais sobre:

  • Sinais de prontidão para o desfralde
  • Preparando o ambiente e escolhendo o momento certo
  • Técnicas e estratégias eficazes
  • Reforçando a positividade com a criança

Sinais de prontidão para o desfralde

Sinais de prontidão para o desfralde

 

Para o desfralde ser iniciado, você sempre deve observar os sinais que a criança possa apresentar. Um dos principais sinais de prontidão é quando ela começa a se sentir incomodada com o uso da fralda e aquela sensação de estar molhada ou suja de cocô.

Além disso, há outras formas de compreender que os sinais do desfralde estão acontecendo, que normalmente começam a aparecer por volta dos dois anos. Aos poucos, vamos percebendo que a criança se sente mais confiante e segura para uma nova fase de independência.

Confira outros sinais dados pelas crianças para demonstrar que estão prontas para o desfralde: 

  • Consegue ficar sentada sozinha por alguns minutos;
  • Começa a desenvolver curiosidade pelo uso do penico; 
  • Consegue nomear o que é xixi e cocô;
  • Consegue manter a fralda seca por mais de duas horas;
  • A criança faz cocô em horários frequentes.

Os sinais podem variar de pessoa para pessoa, portanto, fique atenta(o)!

Preparando o ambiente e escolhendo o momento certo

Preparando o ambiente e escolhendo o momento certo

A criança precisa se sentir segura e acolhida para o desfralde, afinal, também é um desafio para ela. As mamães e os papais devem encontrar meios para preparar o ambiente e escolher o momento certo para iniciar o processo – e, claro, observando os sinais citados acima.

Uma das primeiras ações que devemos ter é tentar adaptar o banheiro e outros locais da casa, para que a criança comece a se familiarizar com o novo momento. Por exemplo, você pode introduzir o penico no dia a dia e ir indicando para a criança para que ele serve. 

Além disso, manter uma consistência na abordagem e um treinamento acolhedor são essenciais durante o processo de desfralde da criança. Outro ponto é que você deve respeitar as fases do seu filho, mas incentivando a fazer xixi e cocô no penico, com cuidado e leveza.

Técnicas e estratégias eficazes para o desfralde

Técnicas e estratégias eficazes para o desfralde

Agora que você já consegue compreender os principais sinais do desfralde, é a hora de colocar algumas estratégias em prática na rotina da criança. Vale lembrar que tudo é baseado em etapas e treinamentos.

Uma das técnicas mais comuns é a introdução do penico ou do assento reduto no vaso sanitário. Você pode observar a criança e quando ela sente vontade de fazer xixi ou cocô e induzi-la a ir realizar no penico, por exemplo. 

O uso do diálogo e da linguagem mais acessível e assertiva são aliados para o momento, explicando para a criança a utilidade do penico ou o assento redutor. Um detalhe importante, nada deve ser obrigatório, respeite o tempo do seu filho. 

Reforçando a positividade com a criança

Reforçando a positividade com a criança

A criança deve ser incentivada e elogiada a cada passo do desfralde e, se possível, até mesmo receber recompensas por isso, mas como citei acima, evite pressões e estresses desnecessários. 

Observe o momento certo e aproveite o processo ao lado do seu filho. A sua autoconfiança já começa a ser construída desde os primeiros anos e o desfralde é um importante passo.  

Como podemos ver, o desfralde é realmente um marco emocionante na vida da criança e dos pais. É uma etapa que requer paciência, compreensão e acolhimento para todos os envolvidos – filho, mamãe e papai. 

Lembre-se de que cada criança é única, e o desfralde deve ser uma experiência positiva e respeitosa para ela. Com amor, apoio e orientação adequada, seu bebê estará no caminho certo para a independência!

 

O que achou deste conteúdo? Confira mais dicas sobre cuidados pediátricos no meu perfil no Instagram, onde estou sempre te dando dicas para garantir o melhor para o seu filho!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes
Picture of Dra. Isabelly Lopes
Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados