Search
Close this search box.

Diabetes e doenças cardiovasculares: qual a relação?

Quando falamos no diabetes, normalmente citamos que os seus portadores também têm mais chances de desenvolver complicações como um derrame ou um infarto.

Mas você sabe qual a relação entre esses problemas que, aparentemente, são tão distintos?

O que é o diabetes

diabetes

Como um automóvel, nosso corpo precisa de combustível para funcionar, e um dos principais componentes para manter nosso organismo trabalhando bem é a glicose extraída dos alimentos. No entanto, para que ela entre nas nossas células, é necessário um “transportador”: a insulina.

A deficiência na produção ou ação desse hormônio ocasiona sintomas agudos e complicações crônicas, o que resulta no diabetes. 

Cerca de 90% dos casos de diabetes são do tipo 2, que é quando a produção e/ou ação de insulina (hormônio que regula a glicose e o colesterol) é dificultada pelo alto nível de glicose no organismo.

Existem ainda outros tipos de diabetes, como o tipo 1 (quando o pâncreas deixa de produzir insulina) e o diabetes gestacional (que é detectado no 3º trimestre de gestação, e pode ou não ser temporário).

O diagnóstico para o diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2, é feito por exames que medem a taxa de glicose no sangue do paciente. O teste de glicemia é feito em jejum e, se o resultado for igual ou superior a 126 miligramas por decilitro, em duas ocasiões, a pessoa é considerada diabética.

Como o diabetes se relaciona às doenças cardiovasculares?

diabetes e doenças cardiovasculares

O que acontece é que a glicose em excesso na corrente sanguínea acelera os processos que causam o entupimento das veias e artérias – o que, por sua vez, afeta o nosso sistema cardiovascular.

Além disso, o colesterol de uma pessoa diabética possui características que o tornam muito mais propício a obstruir o interior das artérias, mesmo quando está em um nível considerado saudável para uma pessoa não diabética.

Hipertensão, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo, tabagismo e glicemia mal controlada são considerados fatores de risco para o agravamento do diabetes e o consequente surgimento de doenças cardiovasculares. Por isso, é indispensável que o tratamento seja feito de forma correta e responsável, para evitar ou retardar maiores complicações.

Fique atento(a) à sua saúde!

diabetes e doenças cardiovasculares

O diabetes é uma doença silenciosa que, se não for cuidada da maneira adequada, pode acabar se tornando um problema bem mais grave. Por isso, o ideal é ficar sempre de olho na sua saúde.

Algumas medidas simples podem ser tomadas para ajudar no controle do diabetes, entre elas estão:

  • Praticar exercícios físicos;
  • Seguir uma dieta saudável;
  • Monitorar a ingestão de açúcar;
  • Visitar o médico regularmente;

Criar hábitos alimentares saudáveis são essenciais para manter a glicemia estável. Quando o diabetes é controlado, é possível se ter uma vida completamente normal.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com a família e com os amigos! E para mais informações sobre Endocrinologia, visite o meu perfil no Instagram: @tallitavieiraendocrino

Sobre o(a) autor(a): Dra. Tallita Vieira
Picture of Dra. Tallita Vieira
Médica Endocrinologista graduada pela UFCG. Realizou residência em Clínica Médica no IMIP, em Recife/PE e, em seguida, residência médica em Endocrinologia e Metabologia no HUOL/UFRN
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados