Search
Close this search box.

Diagnóstico e tratamento da Endometriose: o que toda mulher deve saber

A endometriose é uma condição que afeta milhares de mulheres em todo o mundo e, claro, seus sintomas são fontes de dores e desconfortos frequentes. 

Apesar de ser uma doença já conhecida entre as mulheres, ganhou ainda mais visibilidade após diversas famosas, como a cantora Anitta e a atriz Larissa Manoela, compartilharem seus diagnósticos. 

Identificar as causas, seus sintomas e os tratamentos disponíveis no mercado é imprescindível para que você possa ter uma vida com mais qualidade e bem-estar. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando essa condição, saiba que existe ajuda e esperança. Vamos juntas desvendar a endometriose!

 

Neste artigo, você vai entender mais sobre:

  • Entendendo a endometriose
  • Sintomas e impacto na qualidade de vida
  • A importância do diagnóstico 
  • Alternativas de tratamento de endometriose

 

Entendendo a endometriose

A endometriose é uma condição crônica que é caracterizada pelo crescimento de células (tecidos) do endométrio fora do útero, ou seja, pode crescer em locais como ovários, bexiga e intestino. 

A cada final do ciclo menstrual, normalmente o endométrio é expelido do corpo, isso acontece por meio da menstruação.

No entanto, quando a mulher possui endometriose, sofre dores incapacitantes e outros sintomas, já que não acontece a “saída” do endométrio. 

Entre o grupo de risco estão as mulheres sedentárias, em fase reprodutiva, com casos na família ou até mesmo a condição socioeconômica pode influenciar. A faixa etária mais acometida é a de 25 a 35 anos.

Sintomas e impacto na qualidade de vida

Sintomas e impacto na qualidade de vida

Infelizmente, a endometriose causa diversos impactos nas vidas das mulheres que possuem a condição, incluindo dores incapacitantes e infertilidade. 

Confira os principais sintomas da endometriose:

  • Dores durante as relações sexuais com penetração 
  • Diarreia frequente durante o período da menstruação 
  • Dores ao urinar, especialmente durante o período menstrual 
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Infertilidade.

Vale lembrar que sentir dores é o principal sintoma da endometriose, mas não necessariamente todas as mulheres sentem dores incapacitantes. 

Algumas sentem mais dores do que outras, por isso você deve ficar atenta aos outros sintomas – inclusive, a endometriose pode ser assintomática também. 

A importância do diagnóstico

Alternativas de tratamento de endometriose

O diagnóstico da endometriose pode ser realizado por meio da avaliação do ginecologista, observando os sintomas e a realização de exames clínicos e de imagens, como a ultrassonografia, para confirmar a condição. 

Uma das principais formas do diagnóstico mais preciso é através da laparoscopia, um procedimento cirúrgico que serve para que os órgãos sejam analisados com mais precisão e avaliar doenças pélvicas.

Lembre-se de compartilhar com o seu ginecologista todos os sintomas. Busque uma comunicação mais aberta, acessível e detalhada sobre o que você está realmente sentindo. 

Alternativas de tratamento de endometriose

Alternativas de tratamento de endometriose

Há diversos tratamentos disponíveis no mercado para avaliar os sintomas da endometriose, desde tratamentos hormonais até cirurgia, dependendo da gravidade da condição. 

Devido à dor, geralmente o tratamento é feito por meio de anti-inflamatórios, mas são apenas paliativos, já que não atuam diretamente na doença em si.

Na terapia hormonal, é possível utilizar anticoncepcionais hormonais, além do DIU Mirena também. 

DIU Mirena
DIU Mirena

Já no caso da necessidade da cirurgia para remoção do tecido do endométrio em outros órgãos, a alternativa é a laparoscopia, um procedimento pouco invasivo e eficaz. 

Combinado aos tratamentos indicados por seu ginecologista, você também deve manter um estilo de vida mais saudável para amenizar os sintomas, como a prática de exercícios e a alimentação equilibrada.

Uma vida com mais bem-estar é possível 

A endometriose pode causar diversos desconfortos e limitações no seu dia a dia, mas podemos minimizar os sintomas por meio de tratamentos – e o diagnóstico precoce.

Faça seu check-up ginecológico anualmente — esse é o primeiro passo para ter mais qualidade de vida nesses casos. Podemos ter uma vida saudável e enfrentar a Endometriose juntas! 

 

Quer saber mais sobre Endometriose e outros assuntos relacionados à saúde da mulher? Confira outros conteúdos autorais sobre ginecologia aqui no blog e me acompanhe através do Instagram: @paulaangelicalopes!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes
Picture of Dra. Paula Angélica Lopes
Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados