Como o próprio nome já supõe, a Dislipidemia é uma patologia que vem da alteração dos níveis de lipídios na corrente sanguínea.

Entenda como isso afeta o corpo humano e causa doenças, principalmente, em idosos.

O que é Dislipidemia?

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia define a doença como sendo uma doença que eleva os níveis de triglicerídeos no sangue, acarretando no aumento dos níveis de gordura. Essa gordura pode obstruir as artérias e causar danos irreversíveis. Podendo ser parcial ou total, a obstrução compromete a circulação sanguínea no cérebro e no coração.

  • Fatores de risco:
  • Eleva os níveis de colesterol ruim (LDL);
  • Diminui o colesterol bom (HDL);
  • Aumenta os níveis de triglicérides.

Nosso corpo precisa estar em sintonia para funcionar de forma saudável, bem como uma orquestra. É preciso que tudo esteja na medida certa para que seja perfeito.

Complicações para idosos

Depois de um determinado período da nossa vida adulta, começamos a perder aquele ritmo de organismo jovem. Nosso corpo muda, assim como vive em constante mudança ao longo do tempo.

Mas é na velhice que tudo se intensifica, nosso metabolismo fica lento e é difícil manter aquele padrão de antes. Estamos falando da rotina em geral, alimentação, hábitos, trabalho e lazer.

Boa parte das vezes o retroativo dos estragos feitos durante a vida chegam nessa fase, por isso é importante esse trabalho a longo prazo.

A dislipidemia pode causar problemas cardiovasculares e desregular o funcionamento de outros sistemas do nosso corpo.

Tratamento

A melhor forma de cuidar é prevenindo, e você faz isso quando cultiva bons hábitos como: atividades físicas, dieta balanceada e cuidados com a saúde mental. É um combo para que tudo funcione bem.

Evite alimentos ricos em gorduras e açúcares, prefira sempre produtos integrais. O álcool também é um vilão quando falamos de níveis de lipídios no sangue, se não puder evitar, beber apenas socialmente. A prática de tabagismo também é uma vilã. 

Busque um estilo saudável para ter uma vida mais longeva e sem dor de cabeça. Quando nós cuidamos as surpresas são mínimas!

 

Você tem cuidado da sua saúde com zelo?

 

Sobre o(a) autor(a): Dr. Kallil Monteiro Fernandes


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos