Search
Close this search box.

Doenças infantis mais comuns: sintomas, tratamentos e prevenção

A fase da infância é um mundo de descobertas, tanto para as crianças quanto para os pais. Então, é completamente compreensível (e esperado!) que sintomas de algumas doenças infantis possam gerar confusão ou insegurança, mas estou aqui para te tranquilizar e explicar um pouco mais sobre o assunto.

Entender melhor as doenças infantis mais comuns, além de reconhecer os sintomas precocemente, permite que a busca por tratamentos adequados e medidas preventivas sejam realizadas. A maioria dessas principais doenças não apresentam grandes riscos à saúde da criança.

Resfriado comum

Resfriado comum

O resfriado comum geralmente pode ser confundido com a gripe, mas há sintomas que podem diferenciar as duas condições. Tosse, coriza e febre leve são alguns dos principais sintomas. 

Os sintomas desaparecem em alguns dias, com o tratamento mais apropriado. Na maioria dos casos, é possível tratá-los em casa mesmo, com o acompanhamento e direcionamento pediátrico. 

O mais indicado nesses casos é observar os sinais, a partir disso, a criança deve ficar em repouso, com muita hidratação e uso dos medicamentos recomendado pelo pediatra.

Gripe

Gripe

A gripe é causada pelo vírus Influenza, mais conhecido como vírus da gripe. Essa é a principal diferença entre o resfriado, já que esse último pode ser causado por outros vírus. 

Os principais sintomas são dores musculares intensas, febre alta e fadiga. Indico que o uso das máscaras na escola pode ser uma grande aliada no combate ao vírus, principalmente em épocas como alto índice de casos de gripe.

Por isso, a vacinação contra a gripe é tão importante, especialmente em crianças. Os pais devem sempre ficar atentos ao calendário vacinal para cada idade da criança e manter tudo atualizado. 

Otite média

Otite média

A otite é uma infecção no ouvido causada por vírus ou bactérias, normalmente acontece antes ou depois de uma gripe, infecção na região da garganta ou alergia.

Dor de ouvido, febre alta, diminuição da audição e irritabilidade, são alguns dos sintomas da otite média. Os sintomas podem diminuir com analgésicos, mas é importante que o pediatra seja consultado antes.

A principal forma de tratamento é por meio de antibióticos prescritos pelo médico, mas o diagnóstico acontece através de exames específicos para o ouvido. 

Conjuntivite

Otite média

Conjuntivite é uma inflamação na região dos olhos, que normalmente dura até 15 dias. Existem três tipos de conjuntivite: bacteriana, alérgica e viral. 

Os sintomas apresentam coceira, secreção, olhos avermelhados e sensação de areia nos olhos. Essa condição causa muito desconforto. 

Algumas formas de prevenir são evitar coçar os olhos com as mãos sujas e trocar com mais frequência toalhas de banho. Manter a higienização das mãos é fundamental. 

O tratamento é por meio de cuidados básicos como lavar os olhos com água filtrada – e fazer compressas geladas na região dos olhos. Em relação à medicação, apenas com a prescrição médica.

Orientação médica 

As crianças estão ainda mais vulneráveis a doenças por não terem noção das medidas preventivas, por isso é necessário que os pais indiquem e ensinem os cuidados que devem tomar diariamente. 

A orientação médica deve ser priorizada em todos os casos, principalmente quando há dúvidas sobre como cuidar dos sintomas e prevenir doenças e infecções. Lembrando que este conteúdo não substitui a consulta médica. 

 

O que achou deste conteúdo? Confira mais dicas sobre cuidados pediátricos no meu perfil no Instagram!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes
Picture of Dra. Isabelly Lopes
Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados