Search
Close this search box.

Estou grávida, posso tomar a vacina contra a Covid-19?

Sendo uma doença ainda desconhecida por muitos profissionais da saúde e da pesquisa, os estudos em relação à Covid-19 tornou-se um grande desafio no ano de 2020. Contudo, em tempo recorde, as vacinas foram desenvolvidas para reforçar o combate ao vírus. 

Em 2021, a esperança da vacinação chegou até o nosso país, mas devido à disponibilidade limitada e às diversas incertezas quanto à eficácia da nova imunização, uma dúvida ainda persiste: “estou grávida, posso ser vacinada?”

Continue lendo para saber mais!

Por que as grávidas não estão no plano de vacinação?

Grávida com expressão de dúvida

As gestantes não estão incluídas no grupo prioritário do plano de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, e isso não é uma exceção desta imunização em específico.  Normalmente, as mulheres grávidas não participam das etapas de criação das vacinas, por causa dos possíveis efeitos colaterais que podem acometer o desenvolvimento do embrião e a saúde da mãe.

Então quem está grávida não pode tomar a vacina?

As mulheres grávidas estão mais vulneráveis a infecções e, como explicado acima, ainda não há dados suficientes para afirmar qualquer informação. No entanto, para nós especialistas, a contaminação pelo Coronavírus é mais preocupante do que as consequências da vacinação.

E as grávidas que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus ou estão no grupo de risco?

Entre a escolha de ser vacinada ou sofrer alguns possíveis riscos da vacina, muitas grávidas que trabalham na linha de frente escolhem receber a dosagem da vacina. Já que, baseado em vacinas passadas, por conta da sua comprovação, não haveria altos riscos da vacinação neste período.

Grávida fazendo carinho na barriga

Então, o que as grávidas podem fazer?

Neste caso, a recomendação é o diálogo. A decisão entre para os pais da criança e os profissionais que estão acompanhando a gestação, a fim de decidir em conjunto qual a melhor maneira para não prejudicar o bebê e a saúde materna. Desse modo, com uma maior segurança e atenção, teremos um período de gravidez mais tranquilo.

Grávida sendo vacinada

E o mais importante:  não esqueça de seguir o protocolo de biossegurança:

  • Evite aglomerações
  • Use máscara
  • Use álcool em gel
  • Mantenha o isolamento social
  • Cuidado redobrado ao sair de casa para consultas de rotina
  • Se cuide e cuide do seu bebê

 

Gostou do artigo? Compartilhe esse post com seus amigos e familiares! Para conferir mais dicas, acompanhe o meu perfil no Instagram.

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes
Picture of Dra. Paula Angélica Lopes
Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados