Search
Close this search box.

A importância do exame preventivo para mulheres

Diversas doenças que podem surgir em nosso corpo, ao longo dos anos, são completamente silenciosas e, para que elas não evoluam de maneira indesejada e descontrolada, o mais adequado é recorrer a exames médicos.

Para que a sua saúde esteja sempre em dia, é importante priorizar a manutenção dela, sempre realizando exames de rotina e, claro, fazendo acompanhamento profissional. Entre os exames que devem fazer parte da rotina médica está o preventivo, também conhecido como “papanicolau”. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

O que é o exame preventivo?

Assim como seu nome indica, o exame preventivo tem como principal objetivo prevenir complicações. Também é muito conhecido como “papanicolau” e é realizado em consultório ginecológico, sob todos os cuidados de um médico responsável.

Ao contrário do que muitos pensam, o exame é bastante rápido, tendo uma coleta ágil, indolor e de simples procedimento. É válido ressaltar que em alguns casos um breve desconforto pode ser sentido, mas nada que impeça a realização.

O material coletado será avaliado em laboratório, levando até 7 dias para ficar pronto. Para que tudo corra bem, é importante que a mulher não esteja em seu período menstrual, o que poderia afetar o resultado de modo mais direto.

Qual a importância de sua realização?

Ao realizar um exame preventivo, supõe-se que algo está sendo previamente checado antes que venha a se tornar um verdadeiro problema. Para se ter uma ideia, ele é considerado o principal meio de identificar lesões cancerígenas na superfície do colo do útero.

Na maior parte dos casos, são essas lesões que, quando em evolução, começam a expressar os sintomas da doenças, que podem não ser os mais agradáveis. Por isso, quando elas são localizadas rapidamente, é possível aumentar a perspectiva de cura para um quadro de 100%.

Outras doenças que podem ser diagnosticadas

Por meio do exame preventivo, também é possível identificar:

* Alterações no colo do útero que são ocasionadas pelo HPV;
* Infecções ou inflamações na vagina;
* Infecções sexualmente transmissíveis.

Quem deve fazer o exame preventivo?

Para a realização do exame preventivo, as mulheres com vida sexual ativa devem se prestar ao diagnóstico uma vez ao ano. A faixa etária mais recomendada para buscar a informação fica entre os 25 e os 59 anos de idade.

Se o seu exame preventivo demonstrar algum tipo de alteração ou irregularidade, ele deve ser feito, sob novas condições, a cada seis meses para que haja um acompanhamento mais eficaz.

A importância do exame preventivo para a saúde da mulher é, com toda a certeza, indiscutível. Por isso, consultar o seu ginecologista com frequência e se submeter ao procedimento são os caminhos mais eficazes para se manter saudável.

Gostou do conteúdo deste artigo? Compartilhe com outras pessoas!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes
Picture of Dra. Paula Angélica Lopes
Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados