Search
Close this search box.

Festas de fim de ano: Como não descontrolar a alimentação?

Ainda que 2020 tenha sido um ano atípico por causa da pandemia, com encontros e confraternizações reduzidas, dezembro ainda é um mês de muitas comemorações, como o Natal e Ano Novo – o que também significa muitas comidas e bebidas. E, para quem passou o ano todo focado(a) na dieta, essa época pode ser bem difícil, afinal, como resistir às nossas comidas favoritas? E o principal:

Como evitar os excessos?

Antes de tudo, saiba que não é preciso cortar as coisas que você mais gosta. A dica é controlar as porções e conhecer a diferença entre ficar satisfeito e cometer exageros. Ou seja: tenha bom senso!

Lembre-se que comer bem não é sinônimo de comer muito, e nosso organismo leva muito mais tempo para se recuperar da extravagância do que para se deixar levar nos dias de festa. Então pense no que vale mais a pena!

Algumas dicas para evitar o descontrole neste fim de ano:

  • Coma mais devagar e sinta os sabores calmamente, dessa forma você ficará mais saciado.⠀
  • Não esqueça de fazer a sua rotina de exercícios! Pode parecer que não vai fazer diferença, mas isso pode tornar seu corpo mais preguiçoso com o passar dos dias de “descanso”.⠀
  • Controle suas porções! Coma o que quiser, mas em pequenas porções.⠀
  • Evite beliscar e repetir pratos.

Não resisti, enfiei o pé na jaca! E agora?

Se mesmo com todo esforço, você não conseguiu resistir às tentações, tudo bem! Não é hora de desistir ou sentir culpa, mas sim de voltar a se dedicar à rotina saudável e equilibrada.

Para recuperar o prejuízo depois das festas, a melhor dica é combinar alimentação e exercícios. Primeiro de tudo: organize o cardápio. Invista em grãos, legumes, vegetais e alimentos integrais ricos em fibras para ajudar na digestão e evitar picos de insulina.

Feito isso, volte à rotina de atividades físicas (e se ela ainda não existia, comece!). Não precisa praticar esportes complexos ou exercícios complicados. Atividades aeróbicas são ótimas para a perda de peso e podem ser feitas caminhando, dançando, pulando corda ou então pedalando. O importante é se movimentar!

O sono também ajuda bastante na hora de recuperar a boa forma. Por isso, mesmo que o recesso tenha acabado, tente dormir de 6 a 8 horas por noite. 

E por último, mas não menos importante: beba muita água! Além de ser essencial para nos manter hidratados e funcionando corretamente, ela também ajuda a diminuir os inchaços e a retenção de líquidos.

Gostou das dicas? Compartilhe com a família e com os amigos! E para mais informações sobre Endocrinologia, visite o meu perfil no Instagram: @tallitavieiraendocrino

Sobre o(a) autor(a): Dra. Tallita Vieira
Picture of Dra. Tallita Vieira
Médica Endocrinologista graduada pela UFCG. Realizou residência em Clínica Médica no IMIP, em Recife/PE e, em seguida, residência médica em Endocrinologia e Metabologia no HUOL/UFRN
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados