A Endocrinologia é a especialidade médica que cuida das glândulas endócrinas e das doenças e transtornos que as afetam. Estas glândulas são responsáveis por produzirem os hormônios, substâncias que ajudam a regular os processos do corpo, como fome, sono, puberdade e crescimento.

A Endocrinologia Pediátrica é a área de atuação da Pediatria responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento de alterações hormonais desde o nascimento da criança até o final da puberdade, o que acontece em torno dos 20 anos.

Você deve estar se perguntando, por que um médico específico para esta faixa etária?

É que existem doenças e alterações hormonais peculiares em cada idade, como os distúrbios da diferenciação genital e o hipotireoidismo congênito, detectadas assim que o bebê nasce, ou problemas de crescimento, ou puberdade precoce, que aparecem na infância.

Além disso, o tratamento de algumas doenças na infância e na adolescência exigem exames e medicações diferenciadas, como é o caso de transtornos na tireoide, diabetes ou hipertensão.

Alterações hormonais na fase de maturação do organismo (infância e adolescência) podem gerar consequências no crescimento, no desenvolvimento e no metabolismo, repercutindo no funcionamento de todo o corpo, por isso é muito importante buscar acompanhamento de um médico especializado quando há sinais de que algo não vai bem.

Criança tendo a tireoide examinada

Quais são os sinais de que devo procurar por um Endocrinologista pediátrico?

Geralmente o médico Pediatra que acompanha a criança ou o adolescente orienta quando é necessário buscar um Endocrinologista pediátrico. Mas os pais também têm autonomia de procurar este especialista quando acreditarem ser necessário.

Alguns dos sinais que podem levar a criança ou o adolescente ao Endocrinologista pediátrico:

  • Apresentar baixa estatura ou crescimento anormal acelerado;
  • Apresentar sobrepeso ou obesidade;
  • Possuir diagnóstico de diabetes;
  • Possuir diagnóstico de alteração na tireoide;
  • Possuir índices elevados de colesterol;
  • Sofrer alterações frequentes de peso;
  • Apresentar desenvolvimento precoce da puberdade;
  • Reclamar de dores ou sofrer fraturas ósseas sem motivo aparente;
  • Apresentar distúrbios menstruais ou excesso de pelos;
  • Possuir desenvolvimento puberal tardio;
  • Apresentar ambiguidade genital.

O Endocrinologista pediátrico é o profissional ideal para acompanhar e tratar dessas questões.

Para saber mais informações sobre essa especialidade, acompanhe os meus artigos por aqui!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Egberto Ezequiel de Moura

O Dr. Egberto Ezequiel de Moura é Endocrinologista Pediátrico associado à Sociedade Brasileira de Pediatria e à SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Além do atendimento clínico, Dr. Egberto atua como tutor de prática de Endocrinologia Pediátrica do curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos