O Losartana, um dos mais usados no Brasil para o controle da hipertensão, foi recolhido do mercado, devido à suspeita de que o uso contínuo de medicamentos da Sanofi Medley com esse princípio ativo poderiam aumentar o risco de câncer, por conta das impurezas encontradas no produto. 

 

O episódio gerou inúmeras dúvidas. Por isso, iremos tirar todas as suas dúvidas a respeito do recolhimento da Losartana pela Medley. Confira! 

 

Para que o Losartana serve?

 

A Losartana é um princípio ativo, utilizado na fabricação de medicamentos para o tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca. Além disso, costuma ser indicado no tratamento de hipertensão ligada a problemas nos rins.

 

Por que apenas os Losartana da Medley foram retirados do mercado?

 

O recolhimento do Losartana pela Sanofi Medley se deu após detectarem certas impurezas mutagênicas acima do nível indicado nos comprimidos, chamadas de nitrosaminas, que podem causar mutações genéticas e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer. 

 

Foram recolhidos todos os lotes dos comprimidos da empresa com Losartana como princípio ativo:

 

  • Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg;

  • Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg;

  • Losartana potássica 50 mg e 100 mg.

 

Mas é importante lembrar: não há qualquer contraindicação com o Losartana de outros laboratórios, seja genérico ou semelhante, tal como a valsartana, a irbesartana ou a candesartana. 

 

Quem tomou o medicamento corre risco de desenvolver câncer?

 

A decisão de retirar os medicamentos do mercado é preventiva. 

 

Ou seja, as pesquisas feitas até o momento constataram dados que confirmam que os produtos que contêm altos níveis de nitrosaminas causam uma significativa mudança nos eventos adversos do medicamento. 

 

Entretanto, mais investigações deverão ser feitas, com o objetivo de obter dados conclusivos.

 

Tomo o medicamento, e agora?

 

O indicado pela própria empresa é não descontinuar o medicamento abruptamente

 

Sendo assim,  o primeiro passo é buscar o seu médico e conversar com ele sobre a melhor alternativa ao Losartana da Medley. 

 

Afinal, outras farmacêuticas ainda oferecem comprimidos similares, que estão disponíveis.

 

O produto voltará ao mercado?

 

Segundo a Medley, todos os medicamentos passarão por mudanças no Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Após regularizados, estarão de volta ao mercado.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe essas informações com seus familiares e amigos! 

 

Você também pode encontrar mais textos sobre saúde do coração feitos por mim aqui no Portal Vitta, confira!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Vinícius Caldas

O Dr. Vinícius Caldas é médico cardiologista e ecocardiografista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN e em Cardiologia e Ecocardiografia pelo InCor da Faculdade de Medicina da USP/SP.Atua realizando exames de ecocardiograma e todas as suas modalidades, bem como atendimento em cardiologia na Clínica Cardiológica HC Cardio (Hospital do Coração), uma das maiores clínicas de Cardiologia do estado.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos