Doença crônica em constante crescimento em todo o mundo, a obesidade apresenta crescimento preocupante. Porém, algumas práticas e cuidados podem contribuir com a prevenção e o tratamento.

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre esse distúrbio e entender o que é a obesidade, quais os tipos, causas e tratamentos. Confira!

O que é a obesidade?

Balança e fita de medidas

A obesidade é definida pela OMS como uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo, que pode ter causas diversas, desde alimentação inadequada até problemas genéticos e hormonais. 

Devido a esse excesso de gordura no organismo, uma série de doenças secundárias podem surgir, como o diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão, artrite, apneia e AVC.

Porém, é sempre bom lembrar que nem todo caso de obesidade está associado a esses quadros de saúde, embora haja uma predisposição

Tipos de obesidade

Médica examinando mulher gordinha

Essa doença costuma ser classificada principalmente pelo IMC, onde acima 25 kg/m² caracteriza Sobrepeso e, a partir de 30  kg/m², Obesidade Grau I, ela também pode ser classificada outras formas, através de tipos específicos como: 

  • Homogênea: Onde a gordura está depositada de forma homogênea, desde os membros superiores e inferiores até na região abdominal

  • Andróide: Comumente conhecida como o formato de “maçã”, mais comum em homens ou mulheres após a menopausa. Neste tipo, há um acúmulo de gordura na região abdominal e torácica, o que pode elevar os riscos para o surgimento de cardiovasculares;
     
  • Ginecóide: Comumente conhecida pelo formato de pera, comum em mulheres e, nesse caso, o acúmulo de gordura se concentra na região inferior do corpo, sobretudo nas nádegas, quadril e coxas, podendo provocar doenças como artrites e varizes.

Quais as causas da obesidade?

Mulher gorda

A obesidade pode ter diversas causas, desde motivos clínicos como síndromes e demais comorbidades específicas, até um estilo de vida inapropriado. De modo geral, os principais motivos são: 

  • Sedentarismo; 
  • Alimentação inadequada, com hábitos e rotinas alimentares pouco ou nada saudáveis;
  • Condições genéticas
  • Condições médicas como a Síndrome de Prader-Willi, Cushing e outras; 
  • Uso contínuo de determinados medicamentos;
  • Mudanças hormonais e metabólicas;
  • Saúde mental afetada;
  • Insônia
  • Gestação. 

Como é feito o tratamento da obesidade?

Mulher gorda fazendo exercícios

Por ser uma doença crônica, o tratamento da obesidade funciona a longo prazo, com acompanhamento multidisciplinar do paciente. O tratamento com medicação é uma opção segura na maioria dos casos, quando associado a mudança de estilo de vida.

Alimentação saudável e prática de exercícios físicos costumam ser o primeiro passo. Além disso, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos, como a bariátrica, também podem ser recomendados. 

O mais importante é tratar com respeito e acolhimento, para que assim o paciente possa viver com qualidade de vida e mais saúde. 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse texto quem você conhece e me acompanhe no Instagram!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Tallita Vieira

Médica Endocrinologista graduada pela UFCG. Realizou residência em Clínica Médica no IMIP, em Recife/PE e, em seguida, residência médica em Endocrinologia e Metabologia no HUOL/UFRN


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos