Com certeza você já deve ter visto um bebê com o olho cheio de remela e se perguntando o que era aquilo. Essa situação, porém, não apresenta riscos à criança.

Embora não seja falta de higiene dos pais com a criança, a situação pode até causar nojo, principalmente em pessoas que não estão habituadas a lidar com crianças.

Vou te explicar o porquê isso acontece com os pequenos!

 

Olhinho remelando: doenças virais geralmente são a causa da secreção.

 

Recém nascidos e crianças ainda em processo de ambientação com a vida aqui fora costumam ser acometidas por gripes e resfriados quase sempre.

O corpo ainda está criança a força imunológica, apenas o contato com determinadas patologias pode trazer segurança para o sistema autoimune.

Quando a criança está passando por uma dessas situações, os pais costumam notar que o olho tem tanta remela que a criança consegue abri-los. Isso ocorre porque o conduto lacrimal do bebê está entupido e não ocorre a drenagem do líquido presente.

Este conduto tem uma parte presente em nosso nariz, é por isso que quando a gente chora nosso nariz também escorre. O que acontece é que ao invés da secreção da nossa narina está entupida a secreção faz o percurso contrário e acaba saindo pelo olho.

 

Como tratar?

 

A primeira coisa a se fazer é limpar, tanto o olho quanto o nariz. O olho pode ser higienizado com soro fisiológico ou água mineral morna. Na região do nariz pode realizar a lavagem nasal para desobstruir as vias.

O pediatra deve ser consultado sempre que a criança apresentar sinais de doença. Em casos leves as instruções acima vão funcionar, mas se o pequeno estiver muito doente o ideal é levá-lo ao médico para cuidados necessários.

Não deixe para cuidar da saúde apenas na hora do aperto, esteja sempre em contato com médico para evitar doenças e preveni-las.

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de seguir nosso Instagram @vittaportal.

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o(a) autor(a): Dra. Isabelly Lopes

Médica Pediatra com foco em Pediatria Humanizada, sempre busca conhecimentos atualizados, novas técnicas e aprimoramentos para cuidar de crianças e adolescentes em um ambiente amigável e que inspire confiança, seriedade, profissionalismo, dinamismo, honestidade e simplicidade.


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos