Search
Close this search box.

Parto Humanizado: Mitos e Verdades

Em pauta nas discussões sobre a violência obstétrica, o termo parto humanizado ainda gera muitas dúvidas na população, principalmente, nas mulheres. Em inúmeros casos, a mulher não possui autonomia e respeito neste momento tão importante que é o nascimento do bebê.

Você também quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo o artigo até o fim! Aqui você irá aprender:

  • O que é parto humanizado?
  • Mitos e verdades sobre o parto humanizado

O que é parto humanizado?

Como o próprio nome já diz, o conceito de parto humanizado é um conjunto de procedimentos para realização do nascimento do bebê, de uma forma mais atenta e acolhedora. Nesse sentido, a mãe possui uma maior autonomia no processo, desde onde acontecerá o parto até a decisão de receber anestesia ou não.

Mesmo que o ambiente escolhido seja em casa, por exemplo, a equipe obstétrica também pode fazer parte do momento. Embora as intervenções médicas sejam reduzidas, ela está presente  para evitar qualquer problema inesperado.

Dessa forma, o processo acontece no tempo da mulher e do bebê. Respeitando suas escolhas, da forma mais segura possível

Mitos e verdades sobre o parto humanizado

Reduz níveis de estresse

Verdade. O parto humanizado, além de reduzir o nível de estresse, também diminui a  ansiedade. Nesse processo, o ambiente torna-se ainda mais confortável e acolhedor para a mãe e a criança. Outro ponto importante, é que a gestante pode esperar naturalmente a hora do nascimento do bebê

Por ser uma cirurgia, a cesárea não pode ser humanizada

Mito. Assim como qualquer outra cirurgia, a cesariana pode ser humanizada. Ainda que seja um procedimento mais invasivo, cuidados redobrados com a mãe e o bebê, como manter o ambiente calmo, colocar uma música a pedido da mãe, e permitir a amamentação logo após o nascimento, pode deixar o parto mais humanizado.

O parto humanizado é seguro

Verdade. Levando em consideração todo o processo, atenção e apoio, o parto humanizado é seguro, sim, tanto para a mãe quanto para o bebê. Além disso, também traz outras vantagens como a redução de infecções e intervenções obstétricas, como o corte na vagina. 

Recuperação pós parto não é melhor

Mito. Devido a aproximação imediata da mãe e do bebê, reforçando o lado afetivo entre os dois, além da amamentação logo após o nascimento, a recuperação pós parto torna-se ainda mais fácil e rápida. 

 

Gostou do artigo? Compartilhe esse post com seus amigos e familiares! Para conferir mais dicas, acompanhe o meu perfil no Instagram.

 

 

Sobre o(a) autor(a): Dra. Paula Angélica Lopes
Picture of Dra. Paula Angélica Lopes
Ginecologista e obstetra formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com residência médica de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados