Search
Close this search box.

Problemas na voz: entenda, previna e trate

Imagine a cena: é um dia comum, você está em uma reunião de trabalho importante ou conversando com um amigo querido, e de repente, sua voz começa a falhar. As palavras não saem como deveriam, sua garganta coça, e você se vê lutando para se fazer entender!

Esse é um incômodo que todos nós já experimentamos em algum momento de nossas vidas, mas raramente paramos para refletir sobre o que está por trás disso: os distúrbios da voz!

Nossa voz é uma ferramenta poderosa de comunicação, e quando algo não vai bem com ela, pode impactar nossa qualidade de vida de maneiras que nem sempre percebemos.

Se você quer saber mais sobre isso, acompanhe essa leitura e explore as causas comuns, como identificar esses distúrbios e as opções de tratamento disponíveis. Afinal, todos merecem ter uma voz saudável e forte para se expressar no mundo, certo?

Detalhes sobre os distúrbios da voz

Antes é preciso saber que essas condições que afetam a qualidade da sonoridade e do funcionamento da voz não podem ter sua importância subestimada, afinal, essa é uma das ferramentas mais comuns na comunicação humana.

Principalmente no caso de quem trabalha com a voz, qualquer alteração pode afetar e ter um comprometimento significativo. 

A disfonia, mais conhecida como rouquidão, pode variar de intensidade e duração. Vai depender de sua causa. Ela ocorre quando há uma alteração estrutural e/ou funcional na laringe, órgão que possui as pregas vocais.

Pescoço de uma mulher com sinalização vermelha

As causas e os riscos

Identificar as causas dos distúrbios da voz é um dever de todos nós para um tratamento eficaz, afinal, é com esse cuidado que podemos chegar às melhores alternativas para tratamento e evitar que o problema se repita.

Muitas vezes, esses distúrbios surgem com o uso excessivo da voz, seja por gritar ou falar por longos períodos. Também são causas frequentes infecções virais e bacterianas do trato respiratório e refluxo laringofaringeo (uma variante do refluxo gastroesofágico), que geram uma inflamação nas cordas vocais, conhecida por laringite.

Já as condições mais raras seriam infecções graves como tuberculose (isso mesmo, pode ocorrer tuberculose nas pregas vocais) e  câncer de laringe, representando casos mais sérios e exigem atenção especial! 

Avaliação e acompanhamento

Para chegar ao diagnóstico e entender o que está acontecendo com quem está com disfonia/roquidão é fundamental a avaliação de um otorrinolaringologista, que é profissional médico especialista nos distúrbios da voz.

Além da investigação de como ocorreu a disfonia, o médico otorrinolaringologista tem o conhecimento e a experiência necessários para realizar exames específicos, como a laringoscopia, que permite uma visão detalhada das cordas vocais.

Os cuidados para manter-se bem

O tratamento dos distúrbios da voz varia conforme a gravidade e a causa subjacente. A terapia de fala, que envolve exercícios vocais e técnicas de respiração, pode ser recomendada em casos leves.

Em situações mais complexas, a cirurgia pode ser necessária, especialmente para remover pólipos ou tratar o câncer de laringe

A prevenção envolve adotar medidas de cuidado com a voz no dia a dia como evitar gritar e fazer pausas durante longas conversas. Além disso, ter uma alimentação rica em frutas (principalmente a maçã), ingerir água em temperatura natural com frequência durante o dia, evitar o tabagismo são cuidados essenciais para uma boa saúde vocal

Médico otorrinolaringologista examinando paciente

Cuidar de sua voz também é cuidar de sua saúde!

A voz é uma parte preciosa da identidade de uma pessoa, e os distúrbios vocais podem ter um impacto profundo em nossa vida cotidiana e na maneira como nos comunicamos com o mundo.

Se você está enfrentando desafios com a sua voz, lembre-se de que não está sozinho. Consultar um otorrinolaringologista é o primeiro passo fundamental para compreender a causa subjacente e explorar as melhores opções de tratamento.

Com a devida atenção, cuidados e orientação profissional, é possível não apenas recuperar, mas também manter uma voz forte e saudável ao longo da vida. Portanto, não hesite em buscar ajuda e dar à sua voz a importância que ela merece!

Quer saber mais sobre esses assuntos? Continue acompanhando os meus artigos publicados aqui no Portal Vitta e me siga no Instagram (@kallilfernandes_otorrino)!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Kallil Monteiro Fernandes
Picture of Dr. Kallil Monteiro Fernandes
Dr. Kallil Monteiro Fernandes é Otorrinolaringologista, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com residência no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal, RN. É membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e atende na Clínica Pedro Cavalcanti (Unidade Tirol).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados