Search
Close this search box.

Prótese dentária e implante: qual a diferença?

A perda de um ou mais dentes é um grande motivo de desconforto estético e dificuldades de mastigação. Algumas soluções da odontologia são acessíveis, funcionam da maneira desejada e são consideravelmente confortáveis. 

Vários tipos de tratamento estão disponíveis, então é comum que surja essa dúvida entre os pacientes: quais as diferenças entre as próteses dentárias e os implantes? 

Nesse texto você vai entender:

  • O que é um implante dentário?
  • O que são as próteses dentárias?
  • Dicas para preservar a prótese dentária
  • Quais são os tipos de próteses dentárias?

Implante dentário: o que é?

Ilustração de dentes e um canal.

 

O implante consiste em um pino dentro do osso e um parafuso de titânio que simula a raiz do dente perdido. O objetivo é substituir a raiz original que pode ter sido extraída anteriormente.

Um dos benefícios do implante é o retorno da mastigação de forma adequada, trazendo mais qualidade de vida para o paciente. Além disso, é uma boa solução para corrigir problemas de dicção devido à ausência de dentes.

A cicatrização depende da qualidade óssea de cada pessoa, então é preciso se informar com o seu dentista sobre os detalhes para o seu caso.

Próteses dentárias

A prótese dentária, seja ela fixa ou móvel, é uma opção mais flexível para alguns pacientes. Cada pessoa tem uma necessidade diferente e, apesar da adaptação ser um pouco mais demorada que a dos implantes, as próteses trazem uma aparência mais natural para o sorriso.

Mais conhecida como dentadura total ou parcial, é possível escolher entre as que ficam fixas na boca ou as que podem ser removidas para higienização e maior conforto.

Dicas para preservar a sua prótese:

  • Nunca deixe ela secar por muito tempo. Utilize soluções específicas para próteses ou água para umedecer a estrutura.
  • Não use água quente para higienizar, pois isso pode deformar o modelo.
  • Trate-a como seus próprios dentes: é preciso escovar pelo menos uma vez ao dia para remover os restinhos de comida que ficaram presos na estrutura.
  • Evite quedas e choques.
  • Escove muito bem a boca antes e depois de usar a prótese.
  • Se ela ficar solta ou quebrar, vá ao dentista responsável imediatamente.

 

Foto da parte inferior de uma prótese dentária (dentadura).

Tipos de prótese: quais são?

Pode ser um pouco confuso de primeira, mas o seu dentista pode ajudar a escolher o tipo certo para as suas necessidades.

Prótese total removível: 

Também conhecida como dentadura, é recomendada para as pessoas que perderam todos os dentes. Ela é produzida através de moldagens da arcada dentária. Vale lembrar que é preciso ter cuidados constantes com a higiene da prótese.

Prótese parcial removível: 

Caso você ainda possua uma boa quantidade de dentes, não é preciso remover o restante, afinal, eles servirão de apoio para a prótese parcial.

Prótese parcial fixa: 

Também conhecida como “ponte” ou “coroa”. É indicada para quem perdeu poucos dentes naturais. Nesse caso é necessário ter ótimos hábitos de higiene para evitar acúmulo de sujeiras na estrutura de suporte da prótese.

Prótese sobre implantes: 

Essa é instalada diretamente sobre o osso da maxila ou mandíbula, funcionando como um substituto da raiz natural. É necessário cirurgia e é a que mais se assemelha aos dentes naturais.

 

Veja também: Mitos e verdades sobre o tratamento de canal

 

Se você ficar com dúvidas, deixe a sua pergunta nos comentários ou entre em contato com o seu dentista!

Gostou deste artigo? Compartilhe com quem precisa saber sobre o assunto!

Sobre o(a) autor(a): Dr. Gustavo Bezerra
Picture of Dr. Gustavo Bezerra
Odontologista e especialista em Cirurgia Oral Menor (ABORN) e aprimoramento em Estética Dental (UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados