Search
Close this search box.

Principais tipos de prótese dentária e como cuidar

Olá! Neste artigo nós vamos discutir o que são próteses dentárias, os modelos existentes e para que servem, e também os cuidados que se deve ter para sua manutenção.

O que são próteses dentárias?

Próteses dentárias são estruturas que são acopladas na boca do paciente com o objetivo de restaurar o sorriso por meio da substituição de um ou mais dentes que faltam ou que estão desgastados.

Essas peças são indicadas pelo dentista com o objetivo de melhorar a mastigação, a fala e também a autoestima da pessoa, que podem ser prejudicadas pela falta de dentes.

 

Quais os tipos de prótese dentária?

As próteses dentárias são peças únicas e exclusivas, feitas individualmente por um dentista e por um protético – técnico em prótese dentária – a partir de moldagens tiradas da boca do paciente.

Seu dentista determinará qual tipo de prótese dentária é a melhor para o seu caso.Prótese Total Removível

Esse tipo de peça é também conhecida como dentadura e é bastante utilizada por pacientes idosos, que têm a saúde bucal mais fragilizada. A prótese removível substitui de um até todos os dentes, tanto na parte superior quanto na inferior da boca.

Como são retiráveis são mais fáceis de serem higienizadas. Existem pastas de dente específicas para isso e seu uso deve ser orientado pelo dentista.

Prótese Parcial Removível

Esse modelo de prótese é utilizado quando o indivíduo possui alguns dentes. Isto é, quando o paciente não sofreu a perda total dos dentes e também quando não é necessário extrair os dentes remanescentes para a colocação da prótese. Porém, é preciso considerar o estado de saúde dos dentes em questão, pois são eles que vão servir como a base para a estrutura protética.

Prótese Parcial Fixa

Esse tipo de prótese pode ser de dois tipos: as coroas ou as pontes: cada uma é recomendada para casos diferentes por terem suas especificidades.

As pontes são normalmente indicadas quando o paciente não perdeu tantos dentes, de forma que a prótese consegue utilizar pelo menos dois elementos dentais como suporte.

Já as coroas são indicadas para pacientes que perderam somente parte do dente, e não ele por inteiro. As coroas devolvem a anatomia de todo o dente, englobando todas as suas faces dentárias.

Prótese sobre implantes

Esse modelo protético necessita dos implantes dentários, estruturas que são instalados diretamente sobre o osso da maxila ou mandíbula e funcionam como substitutos das raízes naturais dos dentes. Os implantes funcionam como um suporte para a prótese, que pode ser parafusada ou encaixada neles.

Essa tem sido a alternativa mais escolhida entre os pacientes, já que oferece mais segurança na fixação da peça e assim dando uma aparência de mais naturalidade.

Principais cuidados após colocar a prótese

Prótese e escova dentária

A higienização é o principal cuidado de manutenção da peça. A limpeza deve ser feita normalmente com uma escova de cerdas macias após as principais refeições. Não se pode deixar de escovar também a língua, a gengiva e o céu da boca, pois isso ajudará a manter o bom hálito.

Em caso da peça removível, após cada uma das refeições, deve-se retirar a prótese e enxaguar bem debaixo de água corrente, removendo todos os resíduos alimentares.

O mesmo processo deve se repetir antes de o paciente se deitar, com apenas uma diferença: a dentadura deve ser retirada, escovada e colocada em uma solução de limpeza ou água filtrada para repousar por um período de 6 a 8 horas. Ao se levantar, basta lavá-la com bastante água corrente antes de colocá-la de volta na boca, pois o ideal é que as próteses móveis sempre se mantenham úmidas.

Existem escovas específicas para a higienização das próteses cujo diferencial são as cerdas grandes e mais firmes. Entretanto, escovas de cerdas macias também são muito bem-vindas

As visitas ao dentista são outro passo fundamental para que as próteses permaneçam firmes e saudáveis. É preciso consultar um profissional a cada 6 meses para evitar consequências desagradáveis. Além disso, o profissional também pode observar o estado da prótese, verificando se há ou não a necessidade de realizar ajustes na peça.

Se suas próteses quebrarem, trincarem ou ficarem soltas na boca, procure rapidamente o dentista. Não tente ajustá-las em casa, isto poderá danificá-las de forma a não ser mais possível repará-las.

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para comentar nesse post e me acompanhar no Instagram (@drgustavo.bezerra)!

 

Sobre o(a) autor(a): Dr. Gustavo Bezerra
Picture of Dr. Gustavo Bezerra
Odontologista e especialista em Cirurgia Oral Menor (ABORN) e aprimoramento em Estética Dental (UFRN).
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados