De acordo com o Ministério da Saúde, em dados divulgados em 2019, cerca de 11,5% da população brasileira com 65 anos ou mais sofrem de Alzheimer. Com pequenas atitudes do dia a dia, é possível começar a refletir sobre a existência dessa doença na sua família.

O Alzheimer, também conhecido como Mal de Alzheimer, é um transtorno neuropsiquiátrico causado pela morte de células cerebrais. Mais comum entre idosos, o tratamento necessita de uma equipe multidisciplinar, e entre elas o psiquiatra.

Entre os profissionais necessários, está o psiquiatra. Entenda como é a atuação desse profissional no tratamento de Alzheimer.

Como funciona o diagnóstico do Alzheimer?

Idosa em consulta com a psicóloga

Pelo Alzheimer ser uma condição bastante complexa, é necessário que o diagnóstico seja realizado entre vários profissionais. Na maioria das vezes o veredito parte do neurologista ou geriatra, mas também precisa ter um aval do psiquiatra.

Veja os principais sintomas do Alzheimer:

  • Dificuldade de raciocínio;
  • Perda de memória em situações do cotidiano;
  • Repetição constante da mesma informação.

E qual a função do psiquiatra no tratamento de Alzheimer?

Psicóloga de idosos

Apesar dos principais sintomas do Mal de Alzheimer serem sempre associados à memória, os transtornos comportamentais também são bastante comuns nesses pacientes. E é nesse momento que o psiquiatra deve ser acionado.

Comportamentos agressivos, de agitação, delírios ou alucinações devem ser observados com bastante cuidado. Dependendo do caso, pode ser necessário o uso de medicamentos, mas isso deve ser aliado a outras ações, como a prática de atividades físicas.

O tratamento de Alzheimer com o psiquiatra deve ser personalizado. Procure um profissional especializado para estar aliado nesse momento para um melhor resultado.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe essa informação de qualidade com seus amigos e familiares. Conheça também meu perfil do Instagram @stefaniepsiquiatra.

Sobre o(a) autor(a): Dra. Stefânie Rodrigues

Dra. Stefânie Rodrigues é Médica Psiquiátrica, formada na Universidade Federal de Campina Grande, com residência em Psiquiatria no Hospital Municipal do Campo Limpo, em São Paulo, SP. Atualmente, realiza Pós-Graduação em Psiquiatria Infantil na POSFG (SP).


    Compartilhe

    Deixar um comentário

    Artigos relacionados

    Voltar para artigos